Menu
em

Reitor da UEPG eleito para novo mandato na Abruem

 

Divulgação

 

O reitor João Carlos Gomes e o reitor da UPE, Carlos Calado, eleitos presidente e vice-presidente da Abruem

 

 

O reitor João Carlos Gomes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi eleito para novo mandato à presidência da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A eleição ocorreu nesta quinta-feira, durante a programação do 50º Fórum Nacional de Reitores da Abruem, organizado em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), em Recife (PE). Juntamente com o reitor da UPE, Carlos Calado (vice-presidente), João Carlos Gomes vai dirigir a entidade no biênio 2012/2014. Eleito vice-presidente da entidade para o período 2010/2012, atualmente ele ocupa a presidência em mandato tampão, face à saída do presidente Antônio Joaquim Bastos da Silva, que deixou a reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus/BA). Antes, o reitor da UEPG havia exercido a presidência na gestão 2008/2010.

Conforme a plenária dos reitores reunidos no Fórum da Abruem, a escolha de João Carlos Gomes para mais um mandato à frente da associação se deve a sua experiência como dirigente universitário, uma vez que está em sua terceira gestão como reitor da UEPG. A eleição se deu por unanimidade. “Mais uma vez colocamos à disposição nossa experiência acumulada ao longo desses anos, com um trabalho sempre voltado para a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento da nossa UEPG, hoje destacada entre as melhores universidades do país”, diz o reitor, comentando sobre o privilégio de mais uma vez ser eleito para comandar uma entidade que congrega 42 instituições de ensino superior de todas as regiões do país, reunindo mais de 700 mil alunos.

Segundo o reitor da UEPG, nestes últimos anos a Abruem registrou vários avanços no sentido do reconhecimento da importância das universidades estaduais e municipais no cenário do ensino superior brasileiro, fruto do trabalho dos reitores que passaram pela presidência da entidade desde sua criação, em 1991. Uma dessas conquistas foi o lançamento de um edital pela Finep (Agência Financiadora de Estudos e Projetos), em 2009, específico para as filiadas à Abruem, com recursos para o financiamento de infraestrutura de pesquisa. “Hoje somos chamados a participar do planejamento das políticas educacionais e especificamente do de ensino superior”, prossegue João Carlos Gomes, citando a participação ativa da Abruem no estabelecimento dos acordos internacionais do programa “Ciência sem Fronteiras”.

 “Vamos dar ênfase à luta história da Abruem, pela inclusão das estaduais e municipais no Orçamento da União”, afirma João Carlos Gomes, sobre a sua proposta de trabalho para os próximos anos. Nesse sentido ele lembra as articulações dos reitores junto a parlamentares, órgãos e representantes do governo federal. No ano passado, como vice-presidente da Abruem, ele fez exposição sobre o potencial das instituições filiadas à Abruem na Comissão Mista do Orçamento da Câmara Federal. Este ano, já na presidência, participou do Fórum Nacional Consecti-Confap (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e de audiência da Comissão de Educação do Senado Federal, além de manter contato com o vice-presidente da República, Michel Temer, sempre destacando o papel das universidades estaduais e municipais na interiorização do ensino superior no país, fato que as credencia a participar da partilha do bolo orçamentário federal.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile