em

Região tem 3.058 contribuintes na malha fina

A delegacia da Receita Federal em Ponta Grossa divulgou os números de contribuintes que ainda estão na malha fina do imposto de renda. No total, são 3.058 pessoas que permanecem com pendências na declaração do imposto. Os dados são referentes aos 62 municípios em que a delegacia regional da Receita Federal, sediada em Ponta Grossa, é responsável.

O delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Gustavo Horn, explica que o número está dentro da normalidade e já foi maior durante o ano. “Nós começamos com oito mil pessoas na malha fina, mas cada vez que fazemos a divulgação dos lotes de restituição, os cidadãos verificam se irão receber e se não estão na lista, então verificam qual o motivo. Com isso conseguimos diminuir em cinco mil os declarantes que estavam retidos no sistema”, afirma.

De acordo com os dados da delegacia são 4.128 motivos que os contribuintes caíram na malha fina, com isso a maioria dos contribuintes tem mais de uma pendência na declaração do imposto. São 2.078 declarações que estão na malha fina por omissão de rendimento; 978 por divergências entre o imposto retido na fonte e o informado na declaração; 472 por despesas médicas e outras 600 declarações por dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras motivos.

Horn ressalta que os contribuintes que ainda estiverem na malha fina devem verificar pelo site da Receita Federal os motivos e agendar a partir de janeiro do ano que vem a apresentação dos documentos para regularizar a situação.

Para acessar o extrato da declaração, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da receita. Ao acessar o extrato, o declarante deve clicar na seção "pendências de malha". É nessa seção que o contribuinte pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal, ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo. Se a declaração estiver retida em malha o contribuinte encontrará links para verificar com detalhes o motivo da retenção e outras orientações.

Paraná

A Receita Federal também divulgou os números das declarações retidas na malha fina no estado do Paraná. Ao todo são 29.865 declarações com pendências, o que significa que 1,5% do montante (1,9 milhão) das contribuições estão retidas. A receita destaca que a maioria das declarações tem mais de um motivo de retenção.

 

 

Pendências da malha fina

Região (62 municípios)

Paraná (399 municípios)

Omissão de rendimentos

2.078 declarações

19.503 declarações

Divergências entre o imposto retido na fonte e o informado na declaração

978 declarações

10.148 declarações

Despesas médicas

472 declarações

5.355 declarações

Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras

600 declarações

5.772 declarações

Fonte: Receita Federal – Paraná

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.