em

Região perde representatividade na Alep, mas ganha na Câmara Federal

As eleições gerais 2018 realizadas neste domingo (7), resultaram em uma renovação expressiva na Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara dos Deputados. Na Alep, os novatos serão 22 entre os 54 deputados que assumirão em 2019, o que representa índice de renovação de 40%. Já a bancada paranaense em Brasília renovou 50% das cadeiras.
Se considerarmos os eleitos na região, a representatividade na Assembleia Legislativa diminuiu e, na Câmara Federal, por outro lado, aumentou. Isso porque na Alep, dos três deputados de Ponta Grossa com mandato atualmente, Plauto Miró Guimarães (DEM) foi reeleito para o oitavo mandato, com 36.332 votos; Marcio Pauliki (SD), disputou uma vaga à Câmara Federal e acabou não conseguindo votos suficientes para se eleger; assim como Péricles de Mello (PT), que não conseguiu reeleger-se a deputado estadual. Por outro lado, com 35.036 votos, Mabel Canto (PSC) elegeu-se para, em 2019, assumir o primeiro mandato na Alep. 
Na Câmara dos Deputados, a bancada paranaense terá uma renovação maior ainda, de 50%. Dos 25 deputados que tentaram se reeleger, dez não conseguiram. No que se refere ao desempenho dos candidatos da região que concorreram à Câmara Federal, embora o deputado estadual Marcio Pauliki não tenha conseguido eleger-se, os deputados federais Sandro Alex (PSD) e Aliel Machado (PSB), conseguiram reeleger-se, com 124.512 e 95.386 votos, respectivamente. Além disso, a região ganha mais uma representante no Congresso: é a ex-vereadora de Castro, Aline Sleutjes (PSL), que elegeu-se com 33.628 votos, aumentando assim a representatividade da região no Congresso.  

Avaliação 
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Douglas Taques Fonseca, comentou os números da eleição. "Esperávamos um índice bem maior de votos nulos e de abstenções devido às pesquisas divulgadas. Mas, felizmente, a população foi às urnas e votou", destaca. Para incentivar os eleitores a pesquisar sobre os candidatos e a votar,  a Acipg promoveu, durante o período eleitoral, a campanha #seuvotoseuespelho. "Teremos representatividade menor na Assembleia Legislativa. Mas, isso não quer dizer que Ponta Grossa será prejudicada se nossos representantes trabalharem bem, porque quantidade não quer dizer qualidade. E, por outro lado, saímos vitoriosos em âmbito federal, com aumento da representatividade da região em Brasília", frisa. 

Desempenho
Do candidato à presidência Jair Bolsonaro, o Partido Social Liberal (PSL), conquistou o maior número de cadeiras na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para a próxima legislatura: oito das 54 vagas. A segunda legenda que mais conseguiu deputados foi o Partido Social Democrático (PSD), do governador eleito Ratinho Júnior, que terá seis cadeiras. 
Na Câmara dos Deputados, dos 30 deputados federais eleitos pelo Paraná neste domingo, 15 não disputavam a reeleição. Dos 25 deputados que tentaram se reeleger, 10 não conseguiram.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.