em

Região mostra evolução em ranking da transparência

 

Divulgação
Levantamento do Ministério Público aponta melhorias nos portais de transparência das prefeituras dos Campos Gerais

 

 

As administrações dos municípios dos Campos Gerais estão mais transparentes em relação ao fornecimento de informações aos cidadãos, aponta um estudo divulgado o Ministério Público Federal (MPF). De acordo com um levantamento feito pelo MPF, as prefeituras da região apresentaram evolução na classificação dos portais da transparência de estados e municípios brasileiros.

O projeto, conhecido como o Ranking Nacional dos Portais da Transparência, de autoria da Câmara de Combate à Corrupção, avaliou portais da transparência de maio a abril deste ano, após uma primeira análise feita no ano passado.

Ponta Grossa, de acordo com a avaliação do MPF, evoluiu na transparência, melhorando sua nota, de 4,1 na primeira análise, para 7 recebida na segunda avaliação. Castro passou a ser o município da região ser o melhor colocado no Ranking da Transparência no Paraná, com o oitavo lugar. Ponta Grossa, de acordo com o levantamento do Ministério Público, é o 175º município paranaense mais transparente.

De setembro a outubro de 2015, o MPF realizou a primeira avaliação dos portais da transparência e, em dezembro do mesmo ano, divulgou a classificação dos estados e municípios. Após o diagnóstico nacional, o Ministério Público Federal expediu recomendações àqueles entes federados que não cumpriram suas obrigações legais. Na ocasião, foi estabelecido prazo de 120 dias para a adequação.

Após esse prazo, foi realizada a nova avaliação nacional, envolvendo todas as unidades do MPF, no período de 11 de abril a 25 de maio. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.

Entre os tópicos avaliados estão a disponibilidade nos sites da receita e despesa nos últimos seis meses; ferramenta de pesquisa de conteúdo; íntegra dos editais de licitação e dos contratos firmados; relatório de gestão do ano anterior; e possibilidade de pedidos de informação por meio eletrônico. O projeto tem o objetivo de fiscalizar o cumprimento das leis de transparência pelos entes políticos e de incentivar a publicidade na Administração Pública e o controle social das receitas e despesas, a fim de prevenir a prática de corrupção.

Paraná

No Paraná, a média dos governos municipais subiu de 4,22 para 6,13 entre a primeira e segunda avaliação do Ranking Nacional dos Portais da Transparência. Com esta pontuação, o estado subiu uma posição em relação às demais unidades federativas, ficando na 7.ª colocação. A avaliação do site do governo estadual também registrou melhora, subindo de 6,10 para 8,70.

Em todo o estado, sete municípios atingiram a pontuação máxima: Balsa Nova, Campina do Simão, Campina Grande do Sul, Curitiba, Mercedes, Pinhais e Rio Negro. As cidades de Céu Azul e Santa Cecília do Pavão tiveram nota zero e outras 28 cidades não chegaram aos dois pontos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.