em

Receita libera consulta a novo lote de restituição do imposto de renda

35.557 contribuintes da região receberão restituição neste lote

Foto: EBC

A Delegacia da Receita Federal em Ponta Grossa, que abrange 64 municípios da região, informa que a consulta ao quarto lote de restituição 2020, que também contempla declarações dos exercícios 2013 a 2019, foi liberada a partir de hoje (24).

Ao todo, 35.557 contribuintes da região receberão restituição neste lote, cujo depósito em conta-corrente será efetuado na próxima segunda-feira (31). O valor global restituído na região é de R$ 31.773.876,60.

A maioria, 34.844 contribuintes, receberá a restituição do ano de 2020, que perfaz a quantia de R$ 31.206.276,00. Quanto às declarações de 2020, o lote contempla preferencialmente as declarações entregues por cidadãos acima de 60 anos, aqueles cuja maior fonte de renda é o magistério ou aqueles que informaram possuir doença grave ou deficiência física ou mental.

Os pagamentos dos demais contribuintes são priorizados de acordo com a data da última declaração entregue do respectivo exercício.

“Para os declarantes que se enquadram nos requisitos acima referidos e que não foram contemplados neste lote, recomenda-se a utilização, no site da Receita Federal, da opção ‘Onde encontro?/Extrato da DIRPF’ para verificação e eventual retificação de dado inconsistente”, destaca a delegacia regional.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e à situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Resgate

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.