Menu
em

Receita alerta sobre novo golpe de restituição do Imposto de Renda

golpe restituição imposto de renda

A Receita Federal emitiu um alerta sobre uma nova modalidade de golpe que usa uma suposta restituição do imposto de renda para enganar a população.

A instituição ressalta os cuidados com correspondências enviadas por e-mail. “Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br”, destaca o órgão

No golpe relacionado à restituição do imposto de renda é utilizada até uma cópia não autorizada da logomarca comemorativa dos 100 anos do trinuto, além da conta gov.br para tentar dar uma impressão enganosa de autenticidade ao conteúdo.

Eles ainda informam os dados para recebimento da restituição via PIX, e um link falso para visualizar o comprovante.

Procon-PR alerta para novo golpe envolvendo o uso do Pix

Outro golpe que tem sido aplicado é relacionado ao sistema Pix, que possibilita pagamentos e operações bancárias via celular. O golpista se passa por um gerente de banco e solicita que a vitima efetue transferências financeiras para “testes” em sua conta.

Já houve uma vítima no Paraná. Ela perdeu R$ 20 mil. “A dona da empresa disse que recebeu um telefonema de uma pessoa que afirmava ser o gerente do banco e que havia um problema no seu Pix. Ele pediu que essa empresária fizesse duas transferências. Essa pessoa fez o que lhe foi solicitado e perdeu o dinheiro, pois se tratava de um golpe. E essa pessoa que se fez passar pelo gerente do banco sabia até o nome do gerente oficial da conta da cliente”, afirmou Claudia Silvano, coordenadora do Procon/PR.

Segundo ela, os golpistas usam de diversos meios para conseguir informações confidenciais. Assim, achando que está falando com alguém confiável, a pessoa acaba passando seus dados, endereço, número do CPF e até o nome do gerente da conta bancária.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile