em

Reajuste da conta de luz começa a valer hoje no Paraná

O reajuste tarifário da Copel, aprovado na semana passada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), começará a valer hoje. Para os consumidores residenciais (Classe B1) o reajuste será de 14,62%. Os novos valores serão aplicados a partir de hoje para 4,3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 396 municípios do Paraná.

Para as indústrias, que estão na categoria de alta tensão, o reajuste médio é de 15,61%. A média para baixa tensão, que inclui, além dos consumidores residenciais, a classe de consumidores rurais, cooperativas de eletrificação, serviços públicos e comércio de porte menor, será de 15,09%. Na média geral, o reajuste será de 15,32%.

Este foi o segundo reajuste autorizado pela Aneel neste ano. Em março, começou a valer uma alta de 36,8%, em média. Foi um reajuste extraordinário, permitido pela agência para compensar custos que as distribuidoras tiveram de absorver os encargos que no ano passado eram bancados pelo tesouro e o custo extra para a compra de energia de Itaipu.

No ano passado, o reajuste médio aprovado foi de 35%. Novamente, o governo do estado pediu um diferimento, desta vez de 10,1%. Na ocasião, o governador Beto Richa disse em redes sociais que havia sido pego de surpresa pelo percentual de ajuste.

Leia mais na edição impressa do DC de amanhã.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.