em

“Quero que as pessoas participem do mandato”, aponta Mabel Canto 

Filha do ex-prefeito de Ponta Grossa e ex-deputado estadual Jocelito Canto, a advogada e radialista Mabel Canto (PSC) estreou na vida política nas eleições deste ano, quando elegeu-se deputa estadual, com 35.036 votos. E, começou bem, sendo a candidata a deputada estadual mais votada em Ponta Grossa, onde obteve mais de 28 mil votos.

Ao Diário dos Campos, ela destaca que pretender fazer uma 'nova' política. Para isso, já durante a campanha abriu mão do fundo eleitoral e registrou em cartório alguns compromissos que cumpriria caso fosse eleita, como cumprir integralmente o mandato e cortar em 50% as verbas a que terá direito como deputada, incluindo os cargos em comissão.

Com a proposta de defender setores como saúde e de atuar como fiscalizadora do governo estadual, Mabel não descarta ainda, futuramente, concorrer a uma eleição municipal. Confira trechos da entrevista.

Participação do pleito

"Me preparei tecnicamente ao longo dos anos para ocupar o cargo. Além disso, neste ano, percebi que o momento era propício porque a população pedia por esta renovação política. As pessoas ansiavam por novas ideias e tivemos este reflexo nas urnas: a Assembleia renovou, o Congresso renovou.

Maior votação em Ponta Grossa

"Creio que a minha eleição foi a junção da preparação e o desejo da população por renovação. Eu esperava  uma votação boa por conta do trabalho que o Jocelito [pai de Mabel] tinha feito ao longo dos anos pela comunidade de Ponta Grossa e Campos Gerais. "Quando andava durante a campanha sempre fui muito bem recebida, as pessoas falavam o quanto meu pai havia ajudado a comunidade e que depositariam esta confiança em mim. Então, acreditávamos que o voto anteriormente confiado em Jocelito seria transferido para mim, mas é claro que não esperava ser a mais votada. Recebo com muita alegria e sei que é uma grande responsabilidade".

Novata em cargo eletivo

"Me sinto pronta para assumir uma cadeira na Assembleia porque me preparei ao longo dos anos para isso. Fiz direito por conta do desejo de ser legisladora. É claro que é um novo desafio, é uma nova experiência, mas tenho preparação como advogada, em trabalhar com leis, ser fiscalizadora, e isso vai me ajudar".

Principais projetos que vai defender

"Quero mostrar uma nova política, que é o anseio da população. Como candidata, fiz um trabalho muito transparente e isso vai ser levado para a Assembleia. Assumi compromissos em cartório durante a campanha que agora serão cumpridos, como cortar em 50% as verbas a que tenho direito e os cargos em comissão. Continuarei com transparência em relação ao meu trabalhoe serei muito fiscalizadora, pois acredito que é isso que ajuda a inibir a corrupção, a enxugar a máquina pública e tornar o estado mais eficiente.

Tenho visitado diversos órgãos do estado. Em Ponta Grossa, estive na Polícia Civil, Delegacia da Mulher, Corpo de Bombeiros, Hospital Regional, para saber qual a situação destes órgãos. No Hospital Regional, por exemplo, me disseram que a demanda urgente é a viabilização dos centros cirúrgicos e novas residências. Quero ouvir representantes de instituições e população para buscar recursos e fazer projetos que sejam pertinentes com as demandas. A Regional de Saúde, por exemplo, pelas informações que tive, hoje é uma das mais defasadas do estado. Tem muita coisa a ser feita e vou batalhar para buscar recursos.

A saúde será minha principal bandeira, porque percebi durante a campanha que é o grande anseio da população. Quero buscar recursos para o Hospital Regional, o Hospital da Criança".

Atenção à região

"Tenho visitas agendadas para as próximas semanas em diversas cidades, até como forma de agradecer pelos votos que recebi em Carambeí, Castro, Ipiranga, por exemplo. Quero visitar os municípios, porque, afinal de contas, vou representar toda a região. Quero sempre estar perto das pessoas, exercendo um mandato com a participação da população. Acho que quando fazemos isso erramos menos, porque de fato sabemos do que as pessoas precisam".

Relacionamento com o governo estadual

"Vou integrar a bancada do governador eleito [Ratinho Junior] e acredito que isso nos ajuda. Estivemos com ele esta semana e recebemos este compromisso: de ter um governador muito participativo e sempre em comunicação com os deputados da base. Mas, não vou deixar de ser fiscalizadora, porque acredito que isso tem a ver em ajudar o governador. Precisamos ficar atentos às licitações, contratos, convênios, estrutura do estado, ajudando o governador a olhar melhor para o estado".

Representatividade feminina

"Sou a primeira deputada estadual dos Campos Gerais. Isso me deixa com grande responsabilidade. Temos muitas coisa a serem feitas, programas sociais que melhorem a vida das paranaenses. Quero estruturar um grupo de mulheres da região, com representantes de todos os setores, para que possamos conversar, discutir ideias, projetos que possam ser levados à assembleia em benefício dos paranaenses".

Desejo em disputar a prefeitura

"Na próxima eleição não vou participar porque entre os compromissos que registrei em cartório está o que não abandonaria o mandato em respeito ao eleitor que me elegeu. Mas num futuro, não posso dizer não vou concorrer. Meu pai foi um bom prefeito, fez boas coisas pela cidade e como uma cidadã talvez vai chegar a hora de fazer a minha parte em nível municipal. O importante agora é fazer bom trabalho neste mandato na Assembleia Legislativa".

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.