em

“Queremos transformar o PR uma referência mundial no agronegócio”

O secretário de Agricultura e do Abastecimento do Estado, Norberto Anacleto Ortigara, esteve ontem (28) no polo regional do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) de Ponta Grossa para o lançamento do novo feijão Urutau.

Em entrevista ao jornal Diário dos Campos, Ortigara afirmou que o planejamento do Governo do Estado é “transformar o Paraná uma referência mundial no agronegócio”. De acordo com o secretário, uma programação de investimentos já está pronta para incentivar a produção da agricultura paranaense. “Nos preocupamos, principalmente, em dar uma segurança para o produtor, então temos linhas de crédito que dão esse suporte econômico, para que ele consiga investir na sua propriedade, o que gera renda, emprego e produtos de qualidade para os consumidores”, explica.

Ortigara destaca que o governo estadual também está investindo na vacinação contra a aftosa, além da recuperação de estradas nas áreas rurais e ampliação de rodovias. “Isso tudo faz parte do planejamento para que o Paraná se transforme em um grande produtor mundial de alimentos. Por isso estamos investindo na infraestrutura e auxiliando esses produtores, porque sabemos do nosso potencial no agronegócio e queremos mostrar isso aqui no Brasil e para outros países”, revela.

Durante o evento, o secretário estadual destacou a importância da cidade de Ponta Grossa na agricultura paranaense. “O município é privilegiado e com certeza tem uma das melhores agriculturas do Paraná. A localização, mão de obra qualificada e produtos de qualidade fazem com que a cidade se torne um polo do agronegócio estadual”, comenta.

União

O governo estadual está estudando a possibilidade unir o Iapar, o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Ortigara contou que ainda não há uma decisão se realmente ocorrerá essa fusão, mas que um projeto será apresentado para a população e para os deputados estaduais falando da viabilidade dessa união.

Feira Paraná

Esse ano, no mês de setembro, Ponta Grossa vai sediar a Feira Paraná. O evento será realizado pela prefeitura e terá parceria do Governo do Estado. Ortigara destaca que a decisão em ceder o nome da feira para o município é para que ela se torne uma referência estadual. “Queremos que seja um exemplo de feira do agronegócio aqui no Paraná e Brasil. O governo estadual está vendo como será feito esse apoio e até um eventual investimento econômico, se necessário”, explica.

A Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi), que em 2019 chega a 41ª edição será junto com a Feira Paraná no Centro de Eventos. O local já suspendeu as reservas para eventos e deve passar por melhorias para receber em setembro as duas grandes feiras.

Secretário estadual, Norberto Ortigara, esteve no Iapar de Ponta Grossa (foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.