em

“Queremos o Campeonato Brasileiro”, dizem os ‘Tubarões’

Rodrigo Covolan
Técnico Ben Hur Chiconato reuniu dirigentes da Apedef, do Grupo MM e da Liga Desportiva de Ponta Grossa

 

 

Os Tubarões estão cada vez mais famintos. O apelido dado à equipe de basquete em cadeira de rodas da Apedef/Ponta Grossa faz cada vez mais sentido, já que a associação entra no quinto ano de trabalho com o objetivo de colocar a cidade entre as melhores do Brasil na modalidade. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, em coletiva realizada no Hotel Planalto, que renovou por mais um ano a parceria do time com o Grupo MM, principal patrocinador dos Tubarões desde o início do projeto, em 2008. “Transformamos um projeto de inclusão social em um time profissional de basquete em cadeiras de rodas”, enfatiza o empresário Márcio Pauliki.

A coletiva, que durou pouco mais de meia hora, exaltou os resultados conquistados pela equipe, em especial nas duas últimas temporadas, em que o MM/Apedef/Ponta Grossa conquistou o Campeonato Paranaense (2011) e os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná – Parajap’s (2012). “Ponta Grossa é um celeiro do basquete paranaense, seja qual for a condição do atleta”, exalta o presidente da Liga Desportiva de Ponta Grossa (LDPG) – responsável pelo basquete no município, Oscar Pereira Junior. Além das conquistas estaduais, os Tubarões faturaram a Copa Eletrobrás e a Taça Cidade de Guarapuava.

O técnico Ben Hur Chiconato, um dos principais idealizadores do projeto, destacou a evolução dos atletas ponta-grossenses e como o grupo se tornou referência no basquete estadual. “Eu brinco que pregamos uma peça no Márcio Pauliki, porque acabamos deixando esse time com sede de títulos e de que ele fosse muito mais do que um projeto social”, destaca o comandante.  Ao todo, os Tubarões colecionam 15 títulos em quatro anos de trabalho.  “Só temos que agradecer aos nossos parceiros, e deixar claro que mais uma vez vamos dar o máximo para dar alegria a eles e a nossa cidade”, afirma Alex de Paula, atleta dos Tubarões e novo presidente da Apedef.

Brasileiro

Com a parceria entre Apedef e MM renovada pelo menos até o fim do ano, os Tubarões já começam a preparação para o Campeonato Sul-Brasileiro da modalidade, previsto para o meio do ano, e que classifica as equipes que vão disputar o Brasileirão. “Das dez equipes que vão disputar o regional, cinco delas já têm vaga nas divisões principais do Brasileiro. Com isso, precisamos ficar pelo menos em sétimo para ganhar a vaga”, explica Chiconato. Caso os ponta-grossenses conquistem a vaga, o time disputará a quarta divisão nacional nesta temporada.

Jogadores terão cursos de qualificação

Além da ajuda do Grupo MM, os Tubarões de Ponta Grossa vão contar com cursos de qualificação profissional. Quem anunciou a novidade foi o representante do Instituto Mundo Melhor, Orion Barbosa.  “Queremos qualificar estes atletas para o mercado de trabalho, e dar mais opções para inclusão social destes campeões”, ressalta Barbosa. Os atletas terão à disposição mais de 60 cursos, todos lecionados pela Faculdade União, um das principais parceiras do Instituto.

Para Márcio Pauliki, é preciso pensar no futuro dos atletas e no que eles representam para o esporte de Ponta Grossa. “Infelizmente, o esporte no alto rendimento é passageiro. Precisamos dar condições para que eles tenham melhores condições de vida, e ao mesmo tempo possam representar bem a nossa cidade”, destaca o empresário. Além dos jogadores do MM/Apedef/Ponta Grossa, os atletas da equipe da LDPG/Guarani/Cescage também devem ser contemplados com os cursos do Instituto Mundo Melhor.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.