Menu
em

“Queremos defender o interesse de todas as cidades”, afirma Márcio de Matos

Ainda durante a reunião que aconteceu nesta sexta-feira (25) na AMCG foi eleita, por aclamação, a nova diretoria que vai liderar as ações da entidade neste ano. Na presidência ficará o prefeito de Telêmaco Borba, Márcio de Matos (PDT), que substituirá Juca Sloboda (DEM), que deixa o mandato após dois anos da diretoria da associação. Na vice-presidência assume o prefeito de Castro, Moacyr Fadel Junior (MDB); na tesouraria, o prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle (PT), e na secretaria, a prefeita de Arapoti, Nerilda Penna (PP). 
Médico ortopedista de formação, Matos tem uma longa trajetória política: já foi vereador, deputado federal pelo Paraná e agora ocupa o primeiro mandato como prefeito de Telêmaco Borba.
Na avaliação de Juca Sloboda, nos últimos dois anos a AMCG conseguiu elevar a região a um patamar político importante. "Conseguimos promover a união dos prefeitos, no trabalho conjunto em prol da região", frisa. E, é este espírito de união, explica Matos ao Diário dos Campos, que pretende manter na entidade. Confira trechos da entrevista com Marcio de Matos. 

Decisão em candidatar-se à presidência 
"Em primeiro lugar, o mandato precisa ser revitalizado e eu entendo que  todas as cidades da AMCG têm demandas com o governo do Estado e com o governo federal. Então, a minha proposta é que a gente possa fazer o levantamento das necessidades de forma que a atender toda a região. A AMCG tem uma importância essencial para o fortalecimento dos municípios dos Campos Gerais. Precisamos trabalhar em conjunto para atender as demandas que são regionais. Temos que colocar o Samu Regional para funcionar, avançar nas ações do Consórcio Intermunicipal de Saúde, temos que reivindicar a descentralização do IML, enfim, uma série de questões que são de interesse de toda a região. Temos também, por exemplo, a ligação entre Reserva e Imbaú. São demandas que devemos pleitear juntos". 

Condições em que assume a AMCG 
"O Juca desempenhou muito bem a presidência e ele está me apoiando. Nos dois anos em que ele foi presidente da AMCG conseguiu muita coisa boa para os municípios. Conseguiu unidade para a associação; espero seguir neste sucesso que ele obteve".  

Prioridades 
"Neste sentido de atender as demandas de forma regionalizada, uma prioridade será buscar, por meio dos nossos deputados e do governo estadual, o funcionamento do Hospital Regional de Telêmaco Borba. Ele está pronto, mas vários entraves impedem seu funcionamento. Uma das alternativas, do meu ponto de vista, seria fazer um convênio junto à UEPG, que já dirige o Hospital Regional de Ponta Grossa. Com o Hospital Regional de Telêmaco Borba funcionando poderíamos atender não só moradores de Telêmaco, mas Imbaú, Curiúva, Figueira, entre várias outras cidades da região. Hoje o hospital mantém em funcionamento apenas o ambulatório do Mãe Paranaense, que realiza o acompanhamento de pré-natal. 
Outro objetivo seria trazer para a região de Telêmaco um ambulatório do Hospital Erasto Gaertner, para atender aos pacientes com câncer da região. 
Além disso, vamos dar continuidade ao projeto iniciado pela diretoria que nos antecedeu na AMCG, que é a viabilização da sede própria para a entidade. Um dos espaços que se pensava para a implantação é a antiga sede do Hospital Evangélico, que poderia abrigar tanto a sede da AMCG, quanto o Centro de Especialidades".  

Relacionamento com governo estadual 
"Acredito que leva um tempo até as coisas se assentarem tanto no governo estadual quanto federal, mas as expectativas são boas. E, vejo como muito positiva a ida de Sandro Alex para a Secretaria de Infraestrutura [e Logística]. Ele está em um secretaria muito importante. No caso de Telêmaco Borba, por exemplo, estamos planejando uma expansão urbana grande para os próximos anos. Serão entre 30 e 40 alqueires, em que precisaremos de muita infraestrutura, como asfalto, esgoto, construção de um novo prédio para a Prefeitura e Câmara de Vereadores. E, de uma forma geral, todos os municípios pensam esta expansão, precisamos de melhores acessos às cidades, ligação entre os municípios". 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile