em

“Queremos criar um ambiente favorável aos produtores”, aponta Ana Amélia 

Nesta quinta-feira (16), dia que marcou o início da campanha eleitoral deste ano, a senadora Ana Amélia (PP), candidata a vice-presidente da República ao lado de Geraldo Alckmin (PSDB), e o ex-governador Beto Richa (PSDB), candidato ao cargo de senador, cumpriram agenda em Castro, no Agroleite, um dos principais eventos técnicos nacionais voltados à cadeia do leite. 
Ao passear pelo parque de exposições Dario Macedo, a candidata Ana Amélia disse estar impressionada com a feira. "É uma vitrine da capacidade dos produtres, de uma cadeia produtiva gigantesca que não pensa apenas na vaca que é campeã de produtividade, mas em excelência genética, inovação e pesquisa, assim como automação, modernização e investimento graças ao que o produtor de leite está fazendo", ressalta. Mas, segundo a senadora, com a infraestrutura necessária ao produtor e os custos de produção cada vez maiores, o governo precisa fazer sua parte. "O que precisamos criar, e isso tem muito do que o governador Geraldo Alckmin fez em São Paulo, é um ambiente favorável aos produtores para que não haja concorrência", destaca. 
Ela citou ainda os acordos com Mercosul e União Europeia e o risco que o Brasil pode correr. "Se não tivermos capacidade negociadora vamos ter prejuízo porque a Europa é nossa concorrente na área de lácteos então temos que ter esta visão estratégica e defesa", frisa. 
Para a senadora, é preciso criar um ambiente de crescimento, combater os problemas cíclicos que os produtores enfrentam, "como na hora que vem uma desova do estoque dos países do Mercosul. Isso não é justo e não é concorrência leal que possa ser aceita no mercado brasileiro". 

Embargos
A senadora também comentou sobre o embargo à exportação de carne de aves produzidas no Paraná para a União Europeia e também o embargo à exportação de carne suína à Rússia.  "Falta protagonismo da política externa brasileira para defender um setor que é altamente produtivo mas perde competitividade porque o governo não faz sua parte", ressalta. 
A visita foi acompanhada pelo prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB), o presidente da AMCG, prefeito de Jaguariaíva Juca Sloboda, e outras lideranças políticas da região. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.