Começa nesta sexta-feira (31) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dos candidatos que concorrem às eleições gerais de 2018. O horário eleitoral do primeiro turno da eleição segue até 4 de outubro.
Os candidatos a presidente da República e a deputado federal farão sua propaganda no horário eleitoral gratuito às terças e quintas-feiras e aos sábados.
Já os candidatos a governador de estado ou do Distrito Federal, ao Senado Federal e a deputado estadual ou distrital anunciarão suas propostas no horário eleitoral gratuito às segundas, quartas e sextas-feiras.
No mesmo período da propaganda eleitoral em rede, a legislação eleitoral estabelece que as emissoras de rádio e de televisão reservarão, de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários para a propaganda gratuita na forma de inserções de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido político ou coligação.
Paraná
No Paraná, os candidatos ao governo do estado têm dedicado os últimos para as gravações. O Diário dos Campos procurou saber o que os quatro candidatos que terão maior tempo de programa eleitoral devem apresentar no rádio e TV.
A coordenação de marketing explica que a campanha de Ratinho Júnior (PSD) comunicará aquilo que o candidato é. O conteúdo do programa de rádio e TV no horário eleitoral gratuito será o reflexo do que ele pensa e do plano de governo que ele defende para o Paraná. "Será uma campanha propositiva, de ideias e propostas. Não de ataques nem calúnias. O material vem com um conteúdo produzido com uma direção impecável. As peças vão surpreender e emocionar o eleitor. Esta é a estratégia", afirma. Ratinho Júnior terá 2:03 minutos de programa.
Enquanto isso, os primeiros programas de 3:02 minutos da governadora Cida Borghetti (PP), que assumiu o governo há quatro meses, será dedicado a contar um pouco da história da candidata. "Ainda há uma parcela da população que não a conhece, então vamos mostrar o jeito Cida de ser, e apresentar as propostas para o novo ciclo de desenvolvimento do Paraná", explica Marcelo Cattani, responsável pelo marketing da campanha. "Vamos buscar uma campanha altamente emocional, com muita informação e de respeito ao ouvinte e telespectador, sem ataques", completa.
Já a equipe de João Arruda (MDB) explica que está desenvolvendo peças diferentes para cada tipo de mídia. O rádio será muito diferente da TV, vai falar uma linguagem direta, que comunique também com as pequenas localidades. A internet terá peças que serão usadas na TV, mas também com material próprio, que promova a interação. "O João quer ouvir as pessoas, saber o que elas querem para o futuro do Paraná. Ainda temos a missão de mostrar quem é João Arruda", frisa. A equipe adianta que quando João Arruda se apresentar terá ao lado a família, como parte da sua biografia. Também terá destaque sua atuação parlamentar. João Arruda terá 1:51 minuto de programa.
O programa de Dr. Rosinha (PT), com 1:12 minuto, por sua vez, deverá apresentar as conquistas do governo Lula, por um lado, defendendo os programas sociais, o governo para os que mais precisam, defendendo a retomada do projeto de desenvolvimento econômico, social e humano que o PT representa. O programa defende, por outro lado, Dr. Rosinha como a única novidade nesta campanha e a carreira do candidato, sua sensibilidade, que vem da própria história, para as pessoas, sobretudo as mais necessitadas.