Menu
em

Projeto vai revitalizar área central de Ponta Grossa

Coordenadores de projeto de revitalização da Fernandes Pinheiro pediram apoio ao Legislativo para executar transformação do ‘Quadrilátero Histórico’

 

 

Peterson Strack
Projeto quer revitalizar rua Fernandes Pinheiro e áreas próximas da Estação Saudade

 

O projeto de revitalização de uma área histórica do centro de Ponta Grossa foi apresentado ontem aos vereadores do município. O projeto visa dar uma nova cara ao chamado ‘Quadrilátero Histórico’, que compreende a rua Fernandes Pinheiro e outras vias próximas à Estação Saudade.

A proposta quer tornar a área mais atraente para comerciantes e à população, e durante alguns minutos os parlamentares puderam ouvir detalhes do projeto e sanar algumas dúvidas. “Precisamos do apoio do Legislativo, algumas leis possam precisar ser alteradas, sobretudo na questão da fiscalização e também viabilizar o reordenamento daquele espaço”, disse Suelen Pedroso, consultora do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), um dos realizadores do projeto.

Durante a apresentação da Câmara, foram mostradas as propostas pra revitalizar a área, que inclui mudanças visuais no local, restaurações de fachadas e transformar o local em um espaço de conveniência, em parceria com comerciantes e moradores da região. “A proposta é transformar a área em um shopping a céu aberto, trabalhando com instituições públicas e privadas, transformando também em uma região turística”, explicou Suelen.

Aos parlamentares também foi explicado em que pé está o projeto ‘Rua da Estação’, com as pesquisas que foram feitas junto aos comerciantes no local, e a articulação em viabilizar o projeto. “A proposta é trabalhar com quem já está lá, foi levantado que pouco se investe com o empresariado de lá. O que se constatou é que há um volume significativo de movimento na região, o que se quer é que as pessoas permaneçam mais tempo no local”, argumentou Suelen. “Já foi feita a articulação com parceiros e o próximo passo para viabilizar o projeto é sensibilizar o empresariado, além de apresentá-lo ao Legislativo”, complementou a consultora do Sebrae.

Como exemplos para o ‘Rua da Estação’ foram citadas iniciativas feitas em outras cidades, como Fortaleza e Curitiba, onde áreas históricas foram revitalizadas.

Os vereadores se mostraram abertos ao projeto, e se comprometeram a colaborar com a proposta de transformar uma das áreas históricas do município. “Tenho certeza que os vereadores não vão se opor à ideia de apoiar um projeto como esse. Estamos dispostos a colaborar, também no que diz respeito a projetos de lei que intensifiquem a fiscalização naquela região”, assegurou Pietro Arnaud (PTB).

Idealizadores

O ‘Rua da Estação’ é um projeto idealizado em parceria entre o Sebrae, Federação Paranaense do Comércio (Fecomércio), Prefeitura de Ponta Grossa, Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG), Serviço Social do Comerciário (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile