em

Projeto Quali & Tec inicia qualificação profissional para estudantes de colégios estaduais

Na noite desta quinta-feira (30), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), deu início às atividades do projeto Quali & Tec, programa que proporciona aos estudantes de cursos técnicos da rede estadual de ensino orientação e qualificação para o mercado de trabalho. A abertura oficial aconteceu no Colégio Regente Feijó e contou com a palestra da vice-prefeita Elizabeth Schmidt.

Em 2019, o Quali & Tec inicia com um formato diferente. Neste ano, os estudantes participam inicialmente de uma palestra e, na sequência, têm à disposição oficinas direcionadas à qualificação profissional e aproximação com o mercado de trabalho. De acordo com o coordenador do projeto, Nilton Bahls, são os próprios estudantes que ganham com a nova roupagem. “O mercado de trabalho precisa cada vez mais de profissionais qualificados e a qualificação para os cursos técnicos é uma forma de aperfeiçoar esse conhecimento”, afirma. O coordenador informa ainda que as oficinas escolhidas atendem à demanda dos próprios estudantes.

Ao todo, 12 colégios estaduais em Ponta Grossa possuem cursos técnicos e o primeiro neste ano a receber o projeto foi o Regente Feijó. A instituição possui três cursos técnicos (Administração, Recursos Humanos e Secretariado) e mais de 450 alunos matriculados na modalidade. Além da palestra com a vice-prefeita municipal, os estudantes puderem realizar os cursos de empregabilidade, mercado de trabalho, ginástica laboral, matemática básica, juros simples e compostos, buscando empregos, postura e apresentação no emprego e noções de oratórias.

Estiveram presentes na atividade representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE), Faculdade Sant’Ana, Senac, Senai e Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e Agência do Trabalhador, todos parceiros do projeto e realizadores das oficinas.

Qualificação profissional para o mercado de trabalho

De acordo com o secretário da SMICQP, José Loureiro, em 2018 foram qualificadas 9.173 pessoas em Ponta Grossa, em um investimento de R$ 750 mil, destas, mais de duas mil somente a partir do Quali & Tec. Segundo Loureiro, a qualificação profissional vai ao encontro com o desenvolvimento e expansão econômica da Ponta Grossa.

“Quem se qualifica é com que o mercado fica. Somente neste ano o município empregou 1.144 novas pessoas, mas o número de vagas que a Agência do Trabalhador ofereceu é ainda maior. Cerca de 30% das oportunidades não foram preenchidas por falta de qualificação profissional”, afirma.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.