em

Projeto ensina valor do dinheiro para crianças

Um grupo de 90 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Sepam, de Ponta Grossa, está participando do “Pequeno Empreendedor”, projeto de educação financeira. Com um objetivo a atingir no fim do ano – uma viagem com a turma – os pequenos produzem e vendem geladinhos gourmet no horário do recreio.

Na primeira fase do “Pequeno Empreendedor”, os alunos participaram de uma palestra com o economista Emerson Hilgemberg, que ensinou a produzir planilhas de planejamento no Excel. Os alunos receberam orientações sobre a importância de ter objetivos e conquista-los através da educação financeira. “Nossa intenção é desenvolver a conscientização deles sobre aspectos relacionados à vida financeira e nada melhor que começar mostrando como poupar”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental I, Ana Carolina Baggio de Paula.

No início, os alunos identificaram que precisariam de uma verba inicial para o projeto e aí que entraram os pais. “Eles investiram R$5,00. O dinheiro será devolvido, com ganhos, aos investidores no encerramento do projeto”, conta Ana Carolina. Os geladinhos gourmet – nos sabores paçoca, bolacha de chocolate, doce de leite e frutas – são produzidos pelos próprios estudantes, de 9 e 10 anos, no refeitório do Colégio com o auxílio das professoras responsáveis.  A venda ocorre duas tardes por semana,  no final das aulas, e também em outro dia da semana durante o horário do recreio, ao preço de R$3,00 a unidade.

Caso o dinheiro arrecadado com as vendas não seja suficiente, os alunos também vão precisar tomar decisões, explica a coordenadora. “Eles deverão adaptar o objetivo inicial à verba obtida. Entender os custos para a produção e gestão de uma empresa, além de saber administrar os recursos faz parte dos maiores ganhos da atividade proposta”.

Honestidade

Além de ensinar educação financeira, o projeto incentiva valores. Uma vez por semana os alunos vendem os geladinhos, a alunos do período da manhã, de uma forma diferente. Duas caixas, uma com os produtos e outra com dinheiro, são disponibilizadas no pátio na hora do recreio. Os estudantes do Colégio compram o geladinho deixando o valor corresponde na “caixa registradora” ao lado da caixa com os produtos. A ação não é monitorada. “Trabalha-se, a honestidade de compradores e vendedores. Produtos de qualidade vendidos a preço justo e pagos integralmente pelos consumidores sem que seja preciso fiscalização.  Compradores e vendedores colocam em prática a honestidade e a educação”, completa Ana Carolina.

Educação financeira na prática

Foto: Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.