em

Projeto amplia isenção de ITBI do Minha Casa Minha Vida 

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou, em primeira discussão na sessão realizada nesta segunda-feira (27), o projeto de Lei 85/2019, do Poder Executivo, e que altera a lei 6.857/2001 – que institui o Código Tributário do Município. O objetivo, segundo a Prefeitura, é promover ajustes em dispositivos que tratam do Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). 
Assim, conforme o texto,  estarão isentas do pagamento de ITBI as transmissões compreendidas pelo Sistema Financeiro de Habitação ( SFH) e Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), para imóveis edificados com valor total de até 1.580 valores de referência  (VRs), o que equivale a imóveis de até R$ 128.153,80. A lei em vigor prevê a isenção para imóveis de até  1.300 VRs. 
O projeto também determina que as transmissões de imóveis, residenciais edificados ou em construção, financiados pelo SFH/PMCMV por prazo não inferior a cinco anos e com garantia hipotecária ou por alienação fiduciária – com valor total de 1.580 a 2.300 VRs – serão tributados com alíquota 1%. Atualmente, a alíquota é aplicada para imóveis com valor total de 1.300 a 2.000 VRs e apenas para imóveis já edificados. "O projeto busca corrigir os valores para pagamento do ITBI com o teto que a Caixa já pratica para financiamento de imóveis", explica o secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski.  

Reparos em ruas 
Na sessão desta segunda-feira os vereadores também aprovaram, em segunda discussão, o PL 411/2016 – do ex-vereador Alysson Zampieri – que dispõe sobre a obrigatoriedade da Sanepar realizar recapeamento nas vias municipais em que danificar o asfalto com reparos na rede de água e esgoto. O projeto foi aprovado conforme emenda modificativa/aditiva, apresentada pelo vereador Ricardo Zampieri (PSL) e  outros, que estende a obrigatoriedade de reparo das vias não apenas por parte da Sanepar, mas de todas as concessionárias de água, esgoto, energia, telefonia ou gás.  Agora, a proposta segue para o Executivo, que decide pelo veto ou sanção do texto. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.