Menu
em

“Projetamos um aumento de pelo menos 5% nas contratações”, revela Loureiro

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), José Carlos Loureiro Neto, conversou com a reportagem do jornal Diário dos Campos e contou o planejamento do sindicato para 2019 e uma avaliação do comércio ponta-grossense nesse ano.

Diários dos Campos: Em uma avaliação geral, o comércio de Ponta Grossa irá fechar o ano com saldo positivo?

José Loureiro: Acredito que sim. Foi um ano muito difícil, principalmente no primeiro semestre. As vendas ainda eram contidas e não estávamos com uma perspectiva boa. Tivemos vários feriados, teve a Copa e logo depois as eleições. Depois que passou o segundo turno da eleição nós começamos a ter um maior movimento nas lojas e as contratações começaram a surgir, o que significou uma reação positiva do comércio.

DC: Quais foram os melhores períodos de vendas para o comércio?

JL: O aumento das compras por parte dos consumidores iniciou em novembro com a Black Friday. Tivemos lojas que fizeram promoções e descontos ao longo do mês, o que sempre acaba atraindo as pessoas. Logo depois já emendamos o início das vendas de Natal, que é ponto forte do comércio em geral. As pessoas começaram a comprar os produtos antecipadamente e isso ajuda na circulação de dinheiro e consequentemente gera mais empregos. As vendas de Natal foram as melhores dos últimos anos e deve continuar nesse ritmo até janeiro.

DC: Quais são as principais áreas que o Sindilojas atua?

JL: Atuamos sempre auxiliando os comerciantes no que eles precisam. Esse ano desenvolvemos projetos em várias áreas. Uma delas foi a qualificação de profissionais no atendimento da loja e no caixa, mais focado para a parte financeira. Temos que garantir a qualidade dos atendimentos para que o cliente se sinta bem e sempre volte. No ano que vem vamos investir ainda mais em qualificação profissional no comércio, além disso, já estamos em contato com o vice-governador, Darci Piana, que é presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio) e irá nos auxiliar em novas linhas de crédito para os comerciantes investirem nas lojas.

DC: Atualmente, qual a principal demanda dos comerciantes?

JL: O que sempre necessitamos é de segurança. Em 2019, iremos intensificar a segurança no comércio. Nós já começamos a instalar câmeras em várias lojas e temos uma parceria com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, para que eles nos auxiliem nesse monitoramento. A nossa ideia é espalhar muitas câmeras ao longo das ruas que tem mais movimento das lojas e identificar quais são as pessoas que praticam furtos e roubos. A partir dessa identificação ficará mais fácil para nos atentarmos em que áreas devemos investir em segurança e as polícias conseguem também localizar os suspeitos.

DC: Qual a expectativa de contratação do setor para 2019?

JL: Temos uma projeção bem positiva. Projetamos um aumento de pelo menos 5% nas contratações. Fechamos o ano com saldo positivo de empregos, que superou a expectativa que tínhamos. Agora esperamos manter esse número e com o aumento das vendas, com certeza iremos aumentar a empregabilidade no comércio. Será um bom ano para o comércio de Ponta Grossa.

Presidente do Sindilojas fez um balanço do comércio em 2018 (foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile