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Programa Varejo Mais em Ação capacita empresários de Irati

Empresários do comércio varejista de Irati, na região dos Campos Gerais, podem participar do Programa Varejo Mais em Ação, promovido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Irati (Sindirati), Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), Sesc, Senac, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Irati (CMEG), Prefeitura e Câmara Municipal.  A iniciativa tem por objetivo fortalecer as micro e pequenas empresas do comércio varejista, com uma proposta mais compacta, porém com ações pertinentes para a sustentabilidade do negócio.

Entre os benefícios do programa estão o aprimoramento da gestão de loja em finanças e visual merchandising, o planejamento de metas e resultados e a capacitação da equipe de vendas. O programa tem a duração de quatro meses e podem participar até 30 empresas. A consultora do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, diz que Irati tem um histórico importante no que tange projetos com diversas parcerias para benefício do comércio local.

"Foi uma das primeiras cidades do Paraná a realizar o programa Varejo Mais no formato original, com dois anos de duração, e se destacou no cenário estadual com as maiores notas nos diagnósticos de gestão. A oportunidade é trazida novamente em um formato compacto, com uma duração menor, porém com eficácia aos participantes. Os parceiros locais estão na mobilização para montar o grupo e iniciar as ações em agosto", comenta a consultora.

A expectativa do assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, é que o programa contribua com o desenvolvimento econômico de Irati. "O Varejo Mais em Ação traz, de forma mais inclusiva e rápida, a capacitação empresarial e também dos colaboradores por meio do Senac. O Município conquistou mais uma edição por persistência das entidades locais", comenta.

A gerente executiva do Senac Irati, Patrícia Ferraz Pedroso Bermudes, acredita que o programa Varejo Mais em Ação traz, de forma compacta e objetiva, o desenvolvimento das necessidades pontuais do empresário, contribuindo com a manutenção da saúde financeira de seu negócio, além de ampliar sua visão para o bom atendimento ao cliente e sobre as tendências de mercado. "Em Irati, é mais uma grande oportunidade para agregar novos conhecimentos com praticidade e flexibilidade aos participantes. Nossa expectativa é o despertar do empresário para esta oportunidade de diferenciação competitiva", frisa.

O presidente do Sindirati, Airton José Trento, reforça o custo benefício do programa. "É um investimento que traz retorno para as empresas, moldado para o comércio varejista. Os empresários precisam valorizar este tipo de ação e ter disposição para mudar", assinala.

Para o presidente da Aciai, Elias Mansur, o Varejo Mais em Ação ajuda a identificar as necessidades dos clientes. "Acredito que não adianta ter uma estrutura impecável se a receptividade não atender a expectativa do público consumidor. Além disso, é preciso disponibilizar produtos certos para os clientes", pontua.

Já a presidente da CMEG, Nair Novak Spaki, que participou de duas edições do Varejo Mais em Ação, considera o programa um divisor de águas. "A troca de experiências entre os empresários, as consultorias que são disponibilizadas, entre outras ações, trazem resultados efetivos para a empresa, principalmente no que diz respeito ao atendimento prestado ao cliente e à exposição de produtos", relata.  Neste semestre, outros três municípios dos Campos Gerais receberão o Varejo Mais em Ação: Ponta Grossa, Jaguariaíva e Sengés.

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