em

Programa “A união faz a vida” estimula práticas de educação em Palmeira

 

O programa “A união faz a vida” do Instituto Sicredi em parceria com a Secretaria de Educação de Palmeira, objetiva promover práticas de educação com foco nos princípios da cooperação e cidadania. O programa acontece através da formação pedagógica dos professores, de acordo com o planejamento da Secretaria de Educação, aplicando em sala de aula o conteúdo aprendido. Além disso, os alunos são incentivados a criarem projetos que valorizem a cooperação e cidadania.

Em Palmeira o projeto funciona nas escolas municipais Clotário Santos, na localidade de Guarauninha, com projetos de arborização e paisagismo e na Escola Nossa Senhora do Rocio, no Bairro Rocio II, com jogos e brincadeiras. Os projetos são subsidiados pelo Fundo Municipal da Educação, deduzidos do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas e gerenciados pela Fundação Sicredi, que seleciona as escolas que recebem o fundo através de projeto apresentado à fundação.

 

O programa acontece através da formação pedagógica dos professores, aplicando em sala de aula o conteúdo aprendido.
Foto: Divulgação

 

No ano passado, foram mais de 317 crianças envolvidas, 2 escolas e 18 educadores que participaram do processo. Para a professora Joelma Aparecida Bach Poncheki, que desenvolveu o Projeto Expedição Investigativa na Escola Nossa Senhora do Rocio, era necessário resgatar a memória da Escola, a parceria possibilitou desenvolver o projeto como atividade extracurricular, desenvolvendo a cidadania e o cooperativismo entre os envolvidos. “Queríamos desenvolver nos alunos o senso de valorização do lugar onde estudam, a expedição investigativa com os alunos só foi possível através da parceria,” finalizou a professora.

Para Lidia Mayer de Freitas, Secretária Municipal de Educação, o projeto envolve pessoas e aproxima professores funcionários e alunos. “O movimento dentro da escola reaviva o espírito de corporativismo nas ações humanas,” explica a Secretária.

A parceria também trará pra Palmeira na próxima semana (13) o teatro Zum, Zum, Zum, direcionado para as Escolas Clotario Santos e Nossa Senhora do Rocio, que tiveram seus projetos contemplados pela fundação, o teatro infantil trás a temática de um cadeirante, uma história de superação e cooperação.  

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.