Menu
em

Produção industrial cresce 9% no Paraná


PRODUÇÃO
Resultado do Paraná foi o segundo melhor do País, atrás do Espírito Santo

A produção industrial do Pa­raná cresceu 9% em janeiro, em relação a dezembro, fi­cando bem acima da média nacional (0,2%). O resultado foi o segundo melhor do País, atrás do Espírito Santo (9,4%), mas à frente de Bahia (2%) São Paulo (0,7%), Santa Catarina (-0,4%), Minas Ge­rais (-1,2%), Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (-2,3%). No acumulado dos últimos 12 meses, o avanço do Paraná foi de 14,8%, também acima da média nacional (9,4%). Os dados foram divulgados ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o secretário da Indús­tria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, o recente lançamento da nova política fiscal do Estado com o programa Paraná Com­petitivo vai criar condições para a manutenção dos índices positivos: “Temos hoje uma política fiscal flexível e inteligente para atrair investimentos nacionais e internacionais. Da mesma forma vamos dar total suporte aos empresários já instalados aqui no Estado”.

Ricardo lembra que o Paraná Competitivo já começou a mostrar resultados. Na quarta-feira, o governador Beto Richa assinou protoloco de intenções com a empresa Potencial Petróleo para a construção de uma usina de biodiesel na Lapa, com investimentos de R$ 87 milhões e a geração de pelo menos 120 empregos diretos.
“Esse foi o primeiro empreendimento do Paraná Competitivo, mas já temos outros 11 autorizados, que somam mais de R$ 265 milhões de investimentos e devem abrir mais de 3,5 mil postos de trabalho”, detalha Ricardo Barros.

Setores
Entre os setores com resultado positivo na comparação de janeiro com o mesmo mês do ano anterior, destacam-se edição e impressão (115,2%) e madeira (18,8%).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile