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Procura por emprego cai na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa

A Agência do Trabalhador de Ponta Grossa reabriu as suas portas no dia 30 de abril, após ficar fechada desde o dia 19 de março devido à pandemia do novo coronavírus. Desde então, tem efetuado aproximadamente cem intermediações de emprego por dia – número bem abaixo do registrado anteriormente, quando a média passava de quatrocentos atendimentos para encaminhamentos à entrevistas por dia.

De acordo com o coordenador do órgão, John Elvis Ramalho, a unidade ponta-grossense é uma das únicas abertas no estado. “Segundo o Ministério do Trabalho 90% das Agências do Trabalhador do país estão fechadas”, afirma.

Desde o início do mês 117 vagas foram disponibilizadas, sendo que menos de 60% foram preenchidas. Em abril o número de empregos foi um pouco maior, 174, mas com uma taxa de colocação bem menor, de 31%; no período o atendimento presencial estava suspenso e os candidatos só podiam buscar a intermediação através do aplicativo Sine Fácil.

Antes do período da pandemia os números eram bem maiores, apesar de decrescentes: em janeiro foram oferecidas 739 vagas, em fevereiro 710 e em março 376. Do total de 2.116 empregos disponibilizados em 2020, 1.025 (48,4%) foram preenchidos, mas o ano registra mais vagas do que candidatos, já que apenas 2.019 trabalhadores se inscreveram para as 2.116 vagas.

Atendimento

O horário de atendimento do órgão voltou a ser normalizado, disponível de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas. O agendamento é opcional e também é possível candidatar-se pelo app Sine Fácil. “Temos em torno de sete mil pessoas usando o aplicativo na cidade. Apenas para o primeiro acesso é necessário retirar um QR Code presencialmente na Agência”, explica John Elvis.

“Orientamos que as pessoas procurem as vagas que se encaixem no seu perfil. Vindo de forma diluída e focada não há aglomerações”, afirma o coordenador.

Adriano Rodrigues de Oliveira, de 40 anos, é um dos exemplos de trabalhador que passará a utilizar o serviço online. Demitido logo no início da pandemia, o torneiro mecânico esteve na Agência na manhã desta segunda-feira (25) para se candidatar a uma vaga, e aproveitou para gerar o seu código de acesso ao aplicativo. “Eu estava apenas fazendo bicos, mas como vi que apareceram vagas vim procurar”, conta ele.

Adriano de Oliveira foi demitido no início da pandemia e busca uma nova vaga de torneiro mecânico (Foto: José Aldinan)

 

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