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Procon orienta consumidor para compras de Natal

A proximidade do Natal e do pagamento do 13º salário movimentam a economia e incrementam, mas também podem comprometer financeiramente as famílias. Segundo o coordenador do Procon de Ponta Grossa, Edgar Hampf, muitas empresas apresentam promoções e sugestões para atrair a atenção do consumidor. No entanto, o Procon alerta as pessoas a evitar armadilhas comuns a esta época do ano. “Nossa primeira orientação é o planejamento”, diz.

Edgar lembra que o dinheiro extra deve antes ser direcionado para pagamento de contas, especialmente as que são mais caras, como cartão de crédito e cheque especial. Além disso, explica o coordenador, no início do ano geralmente incidem gastos esperados e inevitáveis, como impostos e a compra de material escolar e uniforme.

A segunda orientação é pesquisar. “O consumidor pode pesquisar preços através de mecanismos de busca na internet, com bastante fidelidade. Além disso, quase todas as lojas dispõem de sites em que preços e condições são explicitados”. O comércio eletrônico, para quem prefere essa modalidade, também implica em cuidados. O mais básico deles é cuidar do endereço. “Verifique a segurança do site. O endereço deve ter como início a sigla https://. Um cadeado também aparece para demonstrar que há mecanismos de segurança nas compras através daquele endereço”, explica o coordenador.

Informações sobre preços à vista e a prazo, número de parcelas e taxas de juros devem estar afixadas em local de fácil acesso, de forma clara e legível. Ainda assim, o consumidor deve dar preferência para compras à vista.

Nas compras, o consumidor deve também exigir uma demonstração do produto – quando cabível –, verificar se ele funciona corretamente, se está acompanhado por manual de instruções em português, de certificado de garantia e nota fiscal.

No caso de roupas e calçados, é importante verificar a política da empresa a respeito de trocas. “O Código de Defesa do Consumidor só obriga a troca da mercadoria se ela apresentar algum defeito e, mesmo assim, depois de ser levada à assistência técnica. Trocas por desagrado de um presente ou diferença de tamanho são liberalidades do fornecedor”, reforça o coordenador.

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