em

Procon aumenta o atendimento em 31%

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Ponta Grossa atendeu 10,5 mil pessoas em 2018, um aumento de 31% nos atendimentos em relação ao ano de 2017, que registrou 8 mil consumidores atendidos. As principais reclamações da população têm relação com as empresas de telefonia (45%) e agências bancárias (30%).

O coordenador do Procon, Leonardo Werlang, explica que a maioria dos casos são resolvidos no primeiro atendimento com o consumidor. “Temos uma taxa de resolução de 85% já na primeira fase da reclamação. O cidadão é atendido e entendemos o caso, assim já contatamos a empresa e vemos como podemos solucionar o problema. Então na maioria dos atendimentos, o consumidor já sai com tudo resolvido”, conta. Caso não haja um acordo entre cliente e empresa no primeiro atendimento, um processo administrativo é aberto para chamar uma audiência de conciliação. “Nessa reunião também tentamos resolver a reclamação e conseguimos êxito em 55% dos atendimentos dessa segunda fase”, esclarece.

Werlang destaca que com a média de resoluções é de 92% no total. “Temos apenas 8% que acabam sendo encaminhados para o jurídico, para ver a melhor forma de resolver a situação”, diz. O coordenador alerta para que os consumidores que procuram o Procon devem levar o máximo de documentação que comprove a reclamação. “Os documentos pessoais e a nota fiscal do produto, ou algo oficial que mostre essa relação entre empresa e cliente. Assim fica muito fácil para conseguirmos ajudar a pessoa a resolver o problema, pois teremos o máximo de informações”, enfatiza.

Pesquisas

O Procon faz anualmente pesquisas sobre os preços dos materiais escolares, dos ovos de Páscoa, das cestas de Natal, entre outras. Werlang revela que em 2019 a intenção é que outras pesquisas sejam realizadas, sempre pensando em ajudar o consumidor. “Falamos muito em consumo consciente e isso deve ser incentivado e praticado. Então as pesquisas acabam auxiliando as pessoas a gastarem menos e elas começam a aprender a pesquisar antes de comprar”, explica. O coordenador ainda conta que a meta é aumentar a equipe de funcionários que faz as fiscalizações e pesquisas para que o Procon consiga atender essa demanda.

Estrutura

Em 2018, o Procon adquiriu um carro para ser usado pelos funcionários que atuam nas fiscalizações, além de 10 novos computadores para atendimento do público. O local em que os consumidores ficam esperando as audiências também foi reformulado. “Queremos ainda melhorar nossa estrutura, sempre oferecendo um serviço de qualidade para a população e defendendo os direitos dos consumidores”, expõe Werlang.

 

Serviço

O Procon fica na rua Balduíno Taques, n° 445 – Centro – Edifício Guaíra – 2º Andar

Telefones: Disque 151 ou (42) 3901-1515/1516/1880/2028

Atendimento: segunda-feira à sexta-feira, das 12:00 às 18:00 horas

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.