em

Primeira restituição do imposto de renda contempla 65% contribuintes a menos na região de Ponta Grossa

A Delegacia da Receita Federal de Ponta Grossa informou que será liberada nesta sexta-feira (22) a consulta ao primeiro lote de restituição 2020 do imposto de renda. Ao todo, 4.762 contribuintes da região receberão R$ 7,87 milhões – números menores do que a metade do registrado no primeiro lote do ano passado, quando 13.680 pessoas foram contempladas com R$ 20,4 milhões.

A redução justifica-se, porém, pela diminuição da antecipação da declaração do tributo: desde o início de março, quando iniciou-se o prazo, apenas 46% do total de 219 mil documentos esperados nos 64 municípios abrangidos pela delegacia regional foram entregues. “Usualmente o contribuinte deixa para entregar mais perto do final do prazo”, lembra o delegado Demetrius de Moura Soares.

Lote

Este lote inclui declarações dos exercícios 2015 a 2019, além de 2020. Deste ano, contempla as declarações entregues por cidadãos acima de 60 anos ou aqueles que informaram possuir doença grave ou deficiência física ou mental. Os pagamentos dos demais contribuintes serão priorizados de acordo com a data da última declaração entregue do respectivo exercício.

O depósito em conta-corrente será efetuado no dia 29, próxima sexta-feira. Para os declarantes com mais de 60 anos ou que possuam doença grave ou deficiência física ou mental e que não foram contemplados neste lote, recomenda-se a utilização, no site da Receita Federal, da opção “Onde encontro?/Extrato da DIRPF” para verificação e eventual retificação de dado inconsistente. 

 

Juros só serão incluídos a partir do terceiro lote

O delegado da Receita Federal em Ponta Grossa destaca que as restituições referentes a 2020 só terão o acréscimo de juros a partir do terceiro lote. “Os juros começam a contar a partir do mês seguinte ao término do prazo para apresentar a declaração. Como o prazo foi prorrogado de abril para 30 de junho só terá esse acréscimo quem receber as restituições de julho em diante”, explica Demetrius de Moura Soares.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.