em

Primeira Campanha de Doação de Sangue do ano arrecada 80 bolsas

Mais uma vez a comunidade piraiense se mostrou solidária e participou da primeira Campanha de Doação de Sangue de 2015, realizada na terça-feira (13), no Hospital Municipal Santo Antônio. A Campanha arrecadou 80 bolsas de sangue e é uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Piraí do Sul e o Hemepar de Ponta Grossa.

Foram distribuídas 100 senhas para doação, mas por algum motivo nem todas as pessoas puderam doar. Os doadores, primeiramente, passam por uma triagem: informam seus dados, verificam pressão, peso, altura e pulso, e consultam com enfermeiro. Então, os doadores seguem para a doação, que leva em torno de dez minutos até encher a bolsa. Depois, os doadores recebem um lanche. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano (a cada 60 dias) e mulheres até três (a cada 90 dias).

Após a doação, alguns cuidados devem ser tomados, como evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, aumentar a ingestão de líquidos, não fumar por cerca de duas horas, evitar bebidas alcoólicas por 12 horas, manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas, e não dirigir veículos de grande porte.

Para doar, as pessoas devem seguir certos requisitos rigorosamente: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 67 anos; pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e alimentado, e apresentar documento com foto. São impedimentos para doação: gripe ou febre, gravidez ou amamentação, cirurgia de grande porte há menos de seis meses, ter comportamento de risco em relação à AIDS, e ter tido hepatite após os dez anos de idade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.