em

Presidente da Fiep acompanha alunos do Senai


 

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, está nesta semana em Londres para acompanhar as provas dos alunos brasileiros no WorldSkills, maior torneio internacional de formação profissional do mundo, que acontece em Londres, a partir desta quarta-feira (5) e até sábado. Integra a delegação brasileira o paranaense Gabriel D’Espindula, 20 anos, formado pelo Senai Paraná.

Além de Edson Campagnolo, também o diretor de Educação e Tecnologia do Sistema Indústria, Rafael Lucchesi, e o diretor regional do Senai Paraná, Marco Secco, além de técnicos e de gerentes das áreas de tecnologia e educação do Senai Nacional acompanham as provas. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade também irá a Londres para o evento.  

O Senai representa o Brasil no WorldSkills, que é organizado pela International Vocation Training Organization (IVTO), a cada dois anos, e reúne entidades de formação profissional e tecnológica de todo o mundo. Neste ano, o WorldSkills acontece no Centro de Eventos ExCell London,  com a participação de mais de mil alunos, de 51 países. A previsão é receber 150 mil visitantes.

Os competidores são os melhores do mundo nas 46 profissões industriais disputadas no WorldSkills. Ao todo, o Brasil envia a Londres 28 alunos do Senai de cursos técnicos e de Aprendizagem Industrial, de diversos Estados.

Gabriel D’Espíndula competirá na ocupação de Eletrônica Industrial. Ele é vencedor da Olimpíada do Conhecimento do Senai, no Paraná e no Brasil. “Estamos confiantes, acreditamos no potencial do Gabriel”, afirma Campagnolo, que recebeu o aluno na última segunda-feira (26), na sede da Fiep, em Curitiba. “O seu trabalho é fantástico e reconhecido, independente do resultado na WorldSkills”, disse o presidente da Fiep.

Gabriel fez o curso de Eletrônica Industrial no Senai CIC, em Curitiba. Em 2009, ele venceu a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, torneio em que os alunos do Senai enfrentam o desafio de executar tarefas que simulam o trabalho na indústria.

Em 2010, Gabriel conquistou medalha de ouro na sua ocupação industrial na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, realizada no Rio de Janeiro. Depois disso, passou por inúmeras seletivas, competindo com alunos do Senai de outros Estados, para definir o representante brasileiro no WorldSkills.

O paranaense venceu todas as seletivas. Após essa etapa, ficou ainda em intenso treinamento e realizando provas para confirmar seu índice. “Os resultados alcançados em todas essas fases credenciaram o Gabriel a disputar o torneio mundial”, explica Gilberto Baggio, coordenador da Olimpíada do Conhecimento do Senai Paraná.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.