em

Presidente da AMCG ressalta desafios da entidade

“Este ano será de muitos debates e reflexões. Temos que nos atentar às propostas dos candidatos às eleições, principalmente ao governo do Estado, pois deles podem depender o futuro de nossos municípios”, destacou o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda (PHS), na sexta-feira (9), durante cerimônia em que reassumiu a presidência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Também tomaram posse na ocasião o prefeito de Telêmaco Borba, Marcio de Mattos (PDT), como vice-presidente da AMCG; o prefeito de Tibagi, Rildo Leonardi (MDB), como tesoureiro e o prefeito de Ventania, Antonio Helly Santiago (DEM), como secretário. 
A posse ocorreu em Tibagi. Além de autoridades de todos os 19 municípios que compõe a entidade, estiveram presentes os deputados estaduais Marcio Pauliki (PDT) e Plauto Miró Guimarães Filho (DEM). O deputado federal Aliel Machado (PSB) também esteve representado. Além das questões eleitorais e da área da saúde, na presidência da AMCG Juca pretende reforçar as atividades realizadas dentro da Associação, como no setor dos Esportes e da Cultura.

CimSamu
“Estamos discutindo há anos a questão do Samu Regional, e agora finalmente estamos conseguindo tirar do papel”, exultou, na ocasião, Sloboda.  Na sexta-feira foi eleita a diretoria do Consórcio que irá gerir o Serviço de Urgência e Emergência na região, o CimSamu. Na presidência foi eleito o prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel (PPS), como vice-presidente o prefeito de São João do Triunfo Abimael do Valle (PT); como tesoureiro, o prefeito de Palmeira Edir Havrechaki (PSC), e como secretário o prefeito de Telêmaco Borba, Marcio de Mattos. Para Rangel, esta será uma nova fase para a saúde dos Campos Gerais. “Com o Consórcio de uma estrutura de Suporte avançado passaremos para sete estruturas, mais 25 unidades básicas, além da aeronave que será inaugurada dia 19”, aponta. 

Distritos industriais regionais 
Sloboda pretende ainda levantar outras bandeiras durante sua nova gestão à frente da AMCG. Entre elas o debate da criação dos distritos industriais regionais para todos os municípios que compõe a entidade, e a criação das Guardas Municipais por meio do Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi. 
Sloboda informou que no próximo dia 28 de março haverá a assinatura de criação de dois distritos industriais na região, um que tem como polo o município de Jaguariaíva e outro o de Tibagi. Conforme o deputado estadual Marcio Pauliki, criador da proposta, a intenção é “acabar com a guerra fiscal entre os municípios”, e ainda permitir o desenvolvimento de todos. 
Ainda no encontro dos prefeitos, o diretor executivo do Consórcio Caminhos do Tibagi – formado por 13 municípios da região, Claudiomir Schneider e o major Edivaine Arduin apresentaram a proposta sobre implantação das Guardas Municipais. “A criação das Guardas visa tentar minimizar a questão da criminalidade e violência nos municípios, pois o Estado não dá mais conta”, explicou o major Arduin, que ajudou a criar a Guarda de Arapongas no Paraná, que é referência em todo o Brasil.

Marcio de Matos, Rildo Leonardi, Juca Sloboda e Helly Santiago integram a diretoria da AMCG 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.