Menu
em

Prefeitura libera exibição de documentário sobre o 29 de abril no Ópera

A pressão dos professores em greve e a ampla repercussão negativa da censura à exibição do documentário ‘Massacre 29 de abril’, no Cine Teatro Ópera, em Ponta Grossa, fez com que o prefeito Marcelo Rangel contrariasse o entendimento da procuradoria jurídica, que no fim da tarde de ontem (28) vetou a sessão.

O argumento da procuradoria considerou o evento como político-partidário, ferindo artigo 13 do decreto que regulamenta uso do espaço. A exibição foi liberada na manhã de hoje (29) para acontecer no Cine-Teatro Ópera, às 20h, nesta sexta-feira (entrada gratuita e livre para toda a comunidade).

O documentário ‘Massacre 29 de abril’ retrata de forma inédita, em 45 minutos, os acontecimentos do episódio no Centro Cívico, em Curitiba, há um mês, quando a polícia atacou professores que desejavam acompanhar sessão da Assembleia Legislativa que iria votar projeto de alteração da Paranaprevidência.

A produção é de professores e estudantes do curso de jornalismo da UEPG, que entrevistaram docentes, estudantes e servidores de Ponta Grossa que estavam presentes na data. Imagens e fotografias realizadas in loco documentam a ação desproporcional da polícia contra os manifestantes.

José Gabriel Tramontin/ Lente Quente

O documentário ‘Massacre 29 de abril’ retrata de forma inédita, em 45 minutos, os acontecimentos do episódio no Centro Cívico

 

Os produtores do documentário questionam com veemência a prática de censura prévia por parte da procuradoria jurídica do município à exibição de um filme jornalístico de interesse público, que deve ser exibido simultaneamente na data de hoje em várias cidades do estado. “Repudiamos essa restrição impositiva que vem sendo colocada ao uso do principal aparelho cultural da cidade. E o documentário trata exatamente do fato de que as pessoas são expulsas do espaço público sistematicamente. Foi a pressão da sociedade, que deseja ver as imagens, que fez com que a prefeitura revisse a decisão”, avalia o jornalista e professor Rafael Schoenherr, diretor do documentário e representante dos Campos Gerais no Conselho Estadual de Cultura.

A exibição do documentário ‘Massacre 29 de abril’ está marcada para às 20h desta sexta-feira (29) na sala B do Cine Teatro Ópera.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile