em

Prefeitura garante revitalização de feiras do produtor

Feiras de produtores realizadas regularmente na área urbana das cidades beneficiam tanto o agricultor, que tem a possibilidade de vender os produtos do seu cultivo diretamente ao consumidor, quanto a população, que tem à sua disposição produtos frescos de origem conhecida – e, consequentemente, a economia ganha um incremento na sua base, pois as feiras movimentam a agricultura familiar gerando distribuição de renda e garantia de emprego em pequenas propriedades.

Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) Ponta Grossa conta com cinco feiras regulares – sendo que uma delas ainda não está em funcionamento -, e todas deverão ser modernizadas através de um investimento público que prevê uma melhor estruturação e padronização para o fomento das vendas. O projeto vem sendo desenvolvido desde novembro do ano passado.

Através do pregão 173/2019 serão adquiridas barracas e itens como crachás de identificação, bonés, aventais e placas de marketing para cada um dos 75 feirantes cadastrados na Prefeitura. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, o valor orçado é superior a R$ 286,1 mil, o processo já foi realizado e encontra-se em fase de adjudicação/homologação dos vencedores para os respectivos lotes.

Porém, ainda não foi informada uma data prevista para a concretização do investimento. Segundo o retorno enviado à reportagem do DC, “o início da revitalização será logo após a finalização do processo licitatório”.

O produtor Jonas Gonçalves Franco produz hortaliças e participa da feira da Benjamin Constant, realizada em anexo ao Restaurante Popular, há doze anos. Ele conta que as bancas utilizadas hoje pelos feirantes são de propriedade de cada um, mas que a Prefeitura vem prometendo a revitalização há alguns meses. “Eles nos informaram que a compra das novas bancas está em licitação, mas não deram prazo nenhum. Os produtores estão todos animados com a promessa, porque precisamos de melhorias na feira”, afirma Jonas.

No início do ano entrou em vigor o Decreto nº 15.606, que dispõe sobre o regulamento geral das feiras do produtor rural na cidade. Conforme afirma a SMAPA, quando a compra dos itens for efetivada eles serão cedidos aos feirantes através de outorgas de permissão de uso voltadas às associações organizadoras de cada feira. Para tanto, segundo a assessoria de imprensa da secretaria, será cobrada anualmente uma taxa de um VR (valor de referência) dos produtores – que hoje está orçada em R$ 81,11.

Importância

De acordo com diretor administrativo da SMAPA, Alexandre Oliveira, a Feira do Produtor, no município de Ponta Grossa, já é de longa data um sucesso e se tornou ponto tradicional para o munícipe, pois lá “são encontrados produtos de alta qualidade e com um preço mais acessível”. “As melhorias que serão implantadas, através dos itens licitados, serão de extrema importância para a padronização da feira, bem como para a atualização do atendimento ao público, ofertando uma melhor estrutura, organização e segurança aos munícipes e aos próprios feirantes que ali executam suas atividades”, afirma o diretor municipal, destacando que todas as mudanças foram discutidas com os feirantes a partir das demandas reivindicadas.

O planejamento da reestruturação do local também conta com a assistência técnica do Núcleo Empreender da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e empresas privadas.

 

Feiras do produtor

Benjamin Constant: quartas-feiras de tarde e sábados de manhã

Santa Paula: quintas-feiras de tarde

São José: quartas-feiras de manhã

Jardim Carvalho: terças-feiras de tarde

Investimento contempla barracas, crachás, bonés e aventais padronizados para cada produtor (Foto: José Aldinan)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.