em

Prefeitos destacam união municipalista durante Marcha 

Prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) que participaram de mais uma edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios avaliaram de forma positiva o evento, principalmente no que se refere ao fortalecimento do movimento municipalista. Debates como o aumento do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a reforma da Previdência, além da aprovação, no Senado da PEC 61/2015, que permite a transferência direta de recursos federais para estados e municípios por meio de emendas parlamentares individuais ao Orçamento, estão entre as conquistas citadas pelos gestores. 
O presidente da AMCG e prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Matos (PDT) destaca que o evento foi proveitoso e expõe especialmente o discurso do ministro da Economia, Paulo Guedes, durante a abertura da Marcha. Para Guedes, o novo Pacto Federativo deve levar 70% dos recursos para estados e municípios, pois “o Brasil vive nos municípios. São os prefeitos que estão em contato direto com os munícipes e sabem de suas necessidades”, disse sobre a nova distribuição acenada. Para ele, a Marcha deve trazer bons frutos para o municipalismo. “O evento se faz importante para a integração entre os prefeitos do Brasil como um todo, gerando debates que resultam em aprendizado conjunto”, completa. 
O prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda (DEM), que já participou de várias Marchas ao longo dos últimos anos considera que esta foi a mais produtiva em virtude da posição do governo em relação ao Pacto Federativo. "O plano do governo federal é inverter a lógica e fazer com que a maior parte dos recursos, que hoje vão para o governo federal, fiquem nos municípios. Claro que isso depende da aprovação de medidas que tramitam no Congresso, mas esta sinalização foi bastante positiva e os municípios passarão a ter um novo status no sentido de poder resolver as demandas", aponta.  
Mais 
Além de participarem da programação oficial da Marcha, os prefeitos da região aproveitaram os dias em Brasília para se reunir com deputados federais e também levar demandas municipais a ministérios e outros órgãos da administração federal. Assim, na quarta-feira (10) à tarde, um grupo de prefeitos esteve com o deputado federal Aliel Machado (PSB) e à noite participaram de encontro com a deputada federal Aline Sleutjes (PSL). 
O prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle (PT); de Tibagi, Rildo Leonardi (MDB); e de Carambeí, Osmar Blum (PSD), participaram de audiência na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Abimael apresentou demanda de R$ 300 mil para saneamento rural, e implantação de barracão para coleta de resíduos, no valor de R$ 1 milhão. Rildo solicitou investimentos para abastecimento de água em comunidades rurais, assim como Osmar Blum, que requereu recursos para abastecimento de duas comunidades rurais, beneficiando 60 famílias. 
A 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi encerrada nesta quinta-feira ( 11) se consolidando como a maior mobilização realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), reunindo mais de nove mil gestores municipais de todo o Brasil.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.