Menu
em

Prefeitos buscam solução para crise em Brasília

Prefeitos e gestores públicos que integram o movimento municipalista participam hoje de mobilização em Brasília (DF), em prol de medidas contra a crise financeira enfrentada pelos Municípios. O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha (PPS), o ‘Gabão’, integrará o movimento. O prefeito de Castro e ex-presidente da AMP, Moacyr Elias Fadel Junior (PMDB) -que aderiu, inclusive, à mobilização pela redistribuição dos royalties do petróleo em sua gestão na AMP- irá participar representando os Campos Gerais. Outros prefeitos da região também são aguardados na capital federal.

Outro objetivo da mobilização organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) é discutir o ‘cenário financeiro’ das Prefeituras, que estão em final de mandato.

“Nós queremos saber o que o governo fará para compensar as prefeituras pelas perdas que elas acumulam neste segundo semestre do ano e para garantir que os prefeitos fechem suas contas antes da entrega do mandato”, explica Gabão, referindo-se, especialmente, à queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Moacyr, que também integrará o movimento hoje, destacou através de nota remetida por sua assessoria de imprensa que a queda na arrecadação do últimos cinco meses tem “castigado” os municípios brasileiros. Para ele, a isenção do IPI se converte em prejuízo para milhares de cidades do País, impactando diretamente os repasses do FPM. “Estarei representando o município de Castro e auxiliando, juntamente com outros prefeitos do estado, o  presidente da Associação dos Municípios do Paraná e também prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha, o Gabão, nas negociações com a presidente Dilma [Rousseff/PT]”, comenta o prefeito.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile