em

Pré-candidatos buscam reforço para eleições

Uma semana após o início do prazo da realização das convenções para definir os quadros para as eleições 2018 no Paraná, os principais pré-candidatos ao governo seguem em busca de apoio dos partidos que ainda estão em cima do muro. Isso tem um bom motivo: se boa parte das legendas já definiu quem deve apoiar, legendas importantes, como PPS, PSDB e até mesmo o MDB estão indecisos. Ganhar o apoio destes partidos é fundamental, já que representa mais tempo de propaganda política em rádio e televisão, além de poder abocanhar mais recursos do fundo partidário.

Osmar Dias 

Em convenção no último sábado (21) o MBD do Paraná confirmou que o presidente estadual da legenda, o senador e ex-governador Roberto Requião, será candidato a reeleição ao Senado e deu pistas que o partido pode coligar com Osmar Dias (PDT) na chapa para o governo. No entanto, a ideia da candidatura própria para a majoritária não está descartada, muito embora a preferência seja pela coligação. “Nossos ideais não estão à venda. Temos interesse em coligar com o PDT, mas precisamos ter a certeza de que estarão comprometidos com nossas bandeiras, por menos impostos, mais empregos, e a retomada do crescimento do Paraná”, declarou o deputado estadual Requião Filho, candidato a reeleição.

Além do Solidariedade, único partido já coligado, Osmar também tem buscado negociar com o PRB e o PPS, presidido pelo deputado federal Rubens Bueno, mas até agora nada está acertado. Somente com as convenções destes partidos é que haverá alguma definição.

Cida Borghetti

Também na última semana, Pros e PMB oficializaram apoio a Cida Borghetti. A governadora, que tentará reeleição é que tem, até agora, a maior base de aliados no Estado, incluindo partidos, além do Pros e PMB, há ainda o PSB, PTC, DEM, PMN, PTB, além de deputados do PPS. Há ainda grande expectativa que o PSDB declare apoio a campanha de Cida, decisão que só deve ser tomada na convenção estadual do partido.

Ratinho Júnior

O deputado estadual também tem buscado fortalecer suas alianças partidárias. Na convenção realizada no último fim de semana, e que oficializou Ratinho Júnior para concorrer ao cargo de governador do Paraná participaram lideranças dos partidos PSD, PSC, PR, PV PRB, PHS, Avante e Podemos. Apesar de oficializar o nome de Ratinho, o nome do vice e os dois concorrentes ao Senado ainda não foram definidos, o que deixa as negociações em aberto. Ratinho também tem buscado apoio do PSL, partido do pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro. Apesar de lideranças do Podemos terem participado da convenção, o partido, do pré-candidato à presidência Alvaro Dias, irmão de Osmar Dias, não se comprometeu com nenhum candidato a governador até agora.

Dr. Rosinha

O PT, do pré-candidato Dr. Rosinha contava com o apoio do PCdoB, mas o partido lançou pré-candidato próprio: Dr. Zequinha. No entanto, Dr. Zequinha, líder da legenda no estado, diz que uma aliança com o PT ainda não está descartada. Ainda afirma que o partido também vem negociando com outras candidaturas que são oposição a Cida.

Mais

Entre as coligações de partidos menores está o Psol, que lançará Professor Piva ao governo, e deve contar com apoio do PCB. A Rede, por sua vez, terá como candidato ao Palácio Iguaçu o ex-vereador de Curitiba, Jorge Bernardi, e deve firmar aliança com PPL e PSDC.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.