Junto com o mês de maio finalizam na próxima segunda-feira (31) os prazos para a declaração do imposto de renda da pessoa física (DIRPF) e para a declaração anual do Simples Nacional (DASN-MEI).
Em Ponta Grossa ainda são esperadas mais de 12,8 declarações de imposto de renda, já que apenas 82% dos contribuintes esperados já finalizaram a emissão do documento. Sobre a DASN-MEI, no Paraná cerca de 15% dos microempreendedores individuais (MEIs) ainda não fizeram a entrega.
DIRPF
Quem tem a obrigatoriedade de entregar o documento e perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. Com o prazo para entrega da declaração de imposto de renda chegando ao fim e a alta procura para tirar dúvidas, a Receita Federal criou um assistente virtual para orientar o preenchimento do documento. A ferramenta está disponível nas versões do aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets, e quem já tem o aplicativo instalado precisa atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Depois da atualização, basta clicar no ícone e digitar a dúvida que o ChatBot, que usa inteligência artificial, tenta responder diretamente à pergunta ou então direciona o contribuinte para o menu de assuntos sobre o tema.
DASN
Todos os microempreendedores individuais (MEIs) ativos em 2020, mesmo aqueles que tenham encerrado suas empresas ao longo do ano, devem entregar a DASN-MEI. No documento deve constar o total do faturamento do ano anterior, discriminando apenas as vendas realizadas com ou sem emissão de documento fiscal. Quem não fizer o processo fica sujeito a multa, no valor mínimo de R$ 50, ou de 2% ao mês ou fração, incidentes sobre o montante de tributos decorrentes das informações prestadas na DASN.