Menu
em

PR é polo fornecedor de alface americana para redes fast food

O Paraná está se tornando um grande polo produtor e fornecedor de alface, de qualidade, para redes de lanchonetes, restaurantes fast food e de supermercados em todo País. A empresa Eco Axial investiu R$ 30 milhões no município de Castro para produção em escala de alface americana e tomate, que serão fornecidos para redes de lanchonetes e restaurantes.

A primeira colheita do alface ocorreu nesta terça-feira (22), com a presença do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e do presidente da Emater em exercício Richard Golba.

O empreendimento, instalado há quatro meses, numa área total de 70 hectares, com 30 hectares de cultivo, terá uma produção de 8 milhões de quilos de alface por ano, que vai abastecer redes de lanchonetes e restaurantes como McDonalds, Burguer King, Out Back e supermercados como Wall Mart, Carrefour e Pão de Açúcar.

Inicialmente a empresa implantou o cultivo de alface americana, dividido em 16 megaestufas automatizadas, para que a produção seja em escala e de qualidade. Para o início do próximo ano serão cultivados mais 9 hectares com tomate, também em megaestufas. Trata-se de uma estrutura moderna, com tecnologia holandesa, que reduz a luminosidade em excesso durante o dia e protege o cultivo de vendavais, granizo e geadas.

A tecnologia aplicada explica três quartos do sucesso do empreendimento. E o cultivo em ambiente protegido vai crescer e abastecer o mundo, prevê o empresário Rodrigo Ferro, diretor da Eco Axial.

Divulgação/ANPr

Em Castro, o empreendimento está gerando 200 empregos diretos. A empresa Eco Axial é resultante de fusão entre as empresas Eco Sabor e Rio de Una, com sede em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, onde é proprietária da empresa Rio de Una, que também processa legumes e verduras e fornece para grandes redes de lanchonetes e restaurantes fast foods.

Segundo Ferro, nem 5% da produção da empresa fica no Paraná, sendo praticamente toda exportada para outros Estados. O empresário disse que Castro foi escolhida estrategicamente para o empreendimento devido às característica do clima e pela proximidade com os grandes centros consumidores.

CONFIANÇA – O secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, elogiou os empresários pela confiança no Estado. “Fizeram um investimento arrojado no Estado, apesar do período de crise que vivemos no País”, disse. Mas salientou que a escolha é certa porque o Paraná é o melhor estado para se investir, com crescimento real de receita em relação aos demais Estados.

DIVERSIFICAÇÃO – O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, destacou que o município sempre foi agrícola, mas de uns anos para cá se organizou para receber grandes investimentos industriais como a Cargill, Evonik e agora, da Eco Axial, que estão gerando muitos empregos diretos.

Além da produção própria de alface e tomate, a empresa se prepara para firmar parcerias com produtores locais para o cultivo de couve-flor, brócolis, cenoura, entre outros.

A parceria terá o acompanhamento da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Agronegócio. A empresa vai acompanhar a produção com a qualificação, fornecimento de insumos e suporte aos produtores, explicou Ferro.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile