Menu
em

Por que o Dia dos Namorados no Brasil é em dia diferente do resto do mundo?

Foto ilustrativa

No Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, mas, no resto do mundo, a data é celebrada em 14 de fevereiro. Você sabe o por quê?

Puramente por um motivo comercial.

Em todo o mundo o “Valentine’s Day”, ou seja, Dia de São Valentim, é a data semelhante ao dia dos namorados brasileiro. Comemorado desde os anos 400, no século V, ele homenageia o padre de mesmo nome que fez casamentos em segredo quando um imperador romano proibiu a união de casais por acreditar que homens casados se tornavam soldados piores.

Já no Brasil a data foi criada em 1948 pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr.⁠

Dono de uma agência de propaganda, ele foi contratado por uma loja para melhorar o resultado das vendas em junho, que vinham sendo muito fracas. Considerando o sucesso do Dia das Mães e a falta de datas comerciais em junho, Dória criou o Dia dos Namorados na véspera do Dia de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”.

A campanha publicitária incentivava a troca de presentes com frases como “não é só com beijos que se prova o amor!” e “não se esqueçam: amor com amor se paga”, por exemplo.

No ano seguinte a data se popularizou em todo o país e se consolidou no calendário comercial – e amoroso – dos casais brasileiros.

Sucesso comercial

Atualmente o Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio do país, atrás apenas do Natal e dos Dia das Mães, mas à frente do Dia dos Pais, por exemplo.

Neste ano, segundo pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), a data deve levar 99,7 milhões de pessoas às compras no país, movimentando até  R$ 23,17 bilhões no varejo e serviços.

No Paraná, segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e do Sebrae/PR, 47% dos paranaenses pretendem presentear alguém especial. Veja quais são os presentes mais procurados e desejados neste link.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile