Menu
em

População assiste ao eclipse lunar em PG

Os olhos do mundo inteiro estiveram voltados para o céu nessa sexta-feira (27). No fim do dia, teve início o maior eclipse lunar já registrado no século. Este tipo de fenômeno ocorre quando o sol, a Terra e a lua ficam alinhados nesta ordem e o planeta faz sombra sobre a última, diminuindo ou até mesmo impedindo a iluminação do corpo. Brasileiros se organizaram para contemplar o evento, que durou pouco menos de duas horas.

Na região de Ponta Grossa, segundo o Simepar, a lua nascia por volta das 17h50, já quando o eclipse estava em curso. Isso fez com que muitas pessoas perdessem boa parte do evento. Ainda assim, os últimos minutos puderam ser conferidos pelos ponta-grossenses mais pacientes que permaneceram com os olhos voltados para o leste até que o satélite mostrasse seu reflexo. Com isso, o efeito laranja avermelhado, chamado “lua de sangue”, quase não pôde ser visto nessa região.

Ainda assim, o espetáculo atraiu atenções de diversas pessoas, desde aquelas envolvidas com astronomia até cidadãos curiosos com o fenômeno. Como o eclipse ocorreu no fim da tarde, ele teve características especiais diferentes daqueles na parte da noite, e a visibilidade foi maior nas regiões sul, sudeste e nordeste. (com Agência Brasil)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile