em

Ponta-grossenses visam melhorar tempo na São Silvestre

O grupo de 17 atletas de Ponta Grossa já está em São Paulo para participar da 90° edição da São Silvestre, no ano passado foram 12 atletas. A largada acontece nesta terça-feira na Avenida Paulista e encerra na Brigadeiro Luiz Antônio. As largadas começam a partir das 6h50 com os cadeirantes, já a saída dos deficientes será as 6h55. A largada da elite feminina é 8h40 e do masculino 9 horas, junto aos atletas da ‘geral’ e pelotão especial masculino e feminino.

Os ponta-grossenses estão indo com recursos próprios e com ajuda de patrocinadores. Parte desses corredores é da Associação dos Corredores de Ponta Grossa (Asscor), que será representada por 11 atletas. Entre eles, estão dois corredores que fizeram da corrida um meio para se livrarem das drogas.  Outro destaque é Carmen de Lima, que tem 65 anos e participa da sua segunda São Silvestre.

Integrante da Asscor, Marcos Bueno participa da prova há cinco anos, no ano passado ele fez o tempo de 58 minutos e 38 segundos e ficou com a 254ª colocação. Para 2014 o objetivo é diminuir o tempo. “É o principal objetivo esse ano, mas depende muito do ano, de como for a prova. Mas a expectativa é baixar esse tempo”, explica Marcos.

Para Marcos, além da competição encerrar o ano de atividades, se torna uma oportunidade de fazer novas amizades. “É  como se fosse um confraternização. A gente fica confinado esperando a largada e nesse período o pessoal faz amizades, trocam telefones, marcam corrida um na cidade do outro”, comenta o atleta.

No âmbito nacional Giovani dos Santos foi o quarto colocado em 2013, é um dos principais nomes brasileiros para conquistar a prova. A atual campeã da prova a queniana Nancy Kiprona, volta ao Brasil e corre buscando o bicampeonato. O técnico Moacir Marconi vê evolução da atleta. “Ela está mais bem preparada. Nosso planejamento foi melhorar os resultados nas provas mais curtas com o objetivo de aumentar a força na meia-maratona, pensando futuramente em uma maratona olímpica. O objetivo está sendo realizado. Então, esperamos um grande resultado da Nancy”, explica Moacir.

A corrida São Silvestre foi instituída pelo jornalista Casper Líbero, foi determinado que o evento aconteceria no dia 31 de dezembro e seria destinada a atletas de ambos os sexos. O ranking de corredores organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) será definido nesta competição.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.