em

Ponta-grossense explica funcionamento da política através de vídeos curtos

Por que é importante entender a política e como ela impacta diretamente na vida da população? Para responder a essas perguntas o Diário dos Campos entrevistou, ao vivo por meio de suas redes sociais, o jornalista e professor Edson Gil Santos Jr., especialista em Gestão Pública e doutorando em Ciência Política. Há cerca de um mês o profissional lançou um canal chamado “Bora Debater Política”, no qual busca explicar, através de vídeos de até quatro minutos, o funcionamento e funções das esferas e instituições políticas e o impacto das suas ações na vida da população.

“O projeto vem da necessidade de uma discussão política mais qualificada. A gente vê nas redes sociais as pessoas debatendo de maneira mais grosseira e agressiva e percebe uma falta de conhecimento de como funcionam principalmente as instituições. O canal tem o objetivo não apenas de debater política em si, mas de levar conhecimento sobre como ela funciona”, explicou o jornalista.

“Quando a gente reclama da política a gente também está reclamando um pouco sobre o nosso próprio comportamento, porque quem elege quem está no poder somos nós”, avaliou o especialista, ressaltando a necessidade de entender e se informar sobre o assunto que muitas vezes parece distante da própria realidade, mas impacta diretamente no dia a dia da população, inclusive no seu bolso, por exemplo.

“O trabalho de escolher em quem votar de maneira adequada, com uma pesquisa prévia e conhecendo melhor o candidato não é para você: o retorno é ter uma sociedade mais justa e melhor desenvolvida. Se a pessoa não lembra em quem votou na última eleição é porque votou de qualquer jeito”, disse ele, lembrando que é importante discutir não só o papel do político, mas também o comportamento das pessoas perante à política.

Confiança na política

Manifestações contra instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, têm sido recorrentes no Brasil. Edson Gil destaca que as instituições estão em crise porque as pessoas perderam a confiança nelas. “Se é questionado se precisa ter determinada instituição é porque se desconhece o trabalho que é feito lá”, analisou o professor.

“É através da política que se resolve a diferença de interesses de forma pacífica. A partir do momento em que não se tem mais o legislativo, por exemplo, tudo é centralizado na figura do chefe do executivo, enquanto que quando se tem um parlamento esse poder é divido, os interesses são discutidos e é tentando entrar num consenso para achar a melhor solução; se não se tem debate de interesses distintos se tem uma fragilização da democracia”, apontou o produtor do canal.

Bora debater política?

O canal Bora Debater Política é veiculado no Youtube e disponibilizado na aba “blogs” do site do Diário dos Campos. A primeira temporada do programa possui oito vídeos de no máximo quatro minutos e discute temas como educação política e sua importância, mulheres na política, a função dos vereadores e projetos de lei, entre outros assuntos.

“Falar de política muitas vezes é chato, mas é mais chato ainda quando você não entende. No canal misturamos conhecimento com pitadas de humor, buscando explicar os temas de maneira acessível”, afirma o jornalista, que conta com assessoramento pedagógico, jurídico, artístico e de imprensa.

Os vídeos são apresentados por Edson Gil, que mescla as suas falas com a interpretação de dois personagens. “Através da identificação da pessoa que se vê falando alguma coisa equivocada se consegue sensibilizar que às vezes ela não está por dentro do assunto. Temos dois personagens: uma senhorinha, mais inocente, e um cidadão mais nervoso, assim como muitas pessoas se comportam nas redes sociais”, conta.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.