em

Ponta-grossense é indicado para concorrer a prêmio nos EUA

Um ponta-grossense é o único estrangeiro indicado para concorrer ao prêmio ‘Jovem Agrônomo do Ano’, nos Estados Unidos da América (EUA). Renato Zardo Filho está em Ohio e foi lá que ele recebeu na semana que passou os parabéns da Grower Talk Magazine, informando que ele se encontra entre os três finalistas que concorrem ao Young Grower Award pela revista Grower Talk Magazine (http://www.ballpublishing.com/GrowerTalks/ViewArticle.aspx?articleid=18129). Ao todo, foram 35 indicações.

O caminho trilhado que culminou com indicação do prêmio tem início em 2008, quando Renato participou de um intercâmbio (Programa de Ohio) no país americano e estagiou na Green Circle Growers (GCG), localizada em Oberlin (Ohio), enquanto cursava o quinto ano de Agronomia na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Com a conclusão do programa, o ponta-grossense voltou para a cidade natal onde se formou em 2009 e concluiu mestrado em Agronomia em 2011. Assim que obteve o título de mestre, Renato foi contratado como agrônomo pela empresa americana onde estagiou. Admirados com o desempenho profissional de Renato, suas inovações e, principalmente, com o fato de reduzir a aplicação de produtos químicos e aumentar o uso de biológicos que são mais sustentáveis ao meio ambiente e a saúde das pessoas, bem como por palestrar com embasamento técnico passando seus conhecimentos para os americanos, agrônomos e gerentes da GCG o indicaram ao prêmio.

Renato, que é motivo de orgulho para muitos jovens brasileiros, continua se dedicando aos estudos. Agora ele está cursando mestrado em Manejo de Saúde de Plantas, na Ohio State University. O apoio incondicional ao ponta-grossense vem da mãe, a advogada Soraia Duarte Chequer Zardo, e da esposa Danielle Lopes Ferreira, que também é de Ponta Grossa, é formada em Biologia (UEPG), com mestrado na Universidade Federal do Paraná e atua na mesma empresa americana.

O Diário dos Campos ao saber do prêmio conversou com a mãe de Renato, que disse que “a indicação ao prêmio por si só engrandece a nossa família e tenho certeza dignifica sua classe, honra a UEPG, Ponta Grossa, nosso Estado e nossa Pátria!”.

Prêmio

O ano de 2015 marca a 11ª edição do prêmio, que revelará o vencedor no próximno dia 15 de julho. Os três finalistas vão escrever um ensaio para os GrowerTalks. Eles serão convidados pela Grower para um curso de curta duração, onde será anunciado o vencedor. O ganhador será o tema de uma reportagem de capa na GrowerTalks, em setembro.

 

Divulgação

Renato é o único estrangeiro a concorrer ao prêmio americano

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.