em

Ponta-grossense campeão sul-americano mira próximo objetivo nas provas de tiro

O atirador ponta-grossense Attilio Motti, de 39 anos, do Clube de Caça e Pesca do Paraná, de Ponta Grossa, está embalado pelo título de campeão sul-americano conquistado na 7ª Etapa da Copa Brasil de FAN32 da CBCT de Tiro Esportivo, realizada no último final de semana no Clube Paranaense de Tiro, em Curitiba. Agora, o próximo objetivo de Attilio é a 2ª Etapa Presencial do Campeonato Paranaense Fan 32 – Hélices que acontecerá no dia 7 de setembro, em Pato Branco.

Na 7ª Etapa da Copa Brasil, foram mais de 120 atiradores, com brasileiros de todas as regiões e uma delegação argentina com mais de 12 atiradores, quando apenas seis fecharam a prova e foram para o desempate, com dois argentinos e quatro brasileiros, que deu a vitória ao ponta-grossense. A prova foi válida pelo Campeonato Sul-americano.

Esta modalidade do Tiro Esportivo é uma das várias do chamado Tiro ao Voo, praticada em uma cancha especialmente desenhada, que consiste em acertar o alvo branco que está na hélice, de modo que caia no interior da raquete (cancha).

“Se trata de atirar no disco plástico em movimento. A máquina que faz o lançamento é elétrica, e o atirador não sabe de qual das 5 casas (máquinas) irá sair o hélice. Portanto é preciso muita concentração e treinamento”, disse Attilio, que atira com uma espingarda Beretta, modelo DT11, canos sobrepostos, calibre 12.

Ao atirar contra o conjunto, o copo (parte branca) se separa da hélice (parte laranja). Para que seja considerado o resultado como bom, o copo (parte branca), tem que se desprender da laranja e cair dentro das demarcações da pedana (raquete com 21m).

Nessa modalidade do Tiro Espórtivo, é utilizado o cartucho especial CBC com 32 gramas, chumbo 7 ½, 8 ou 9. (Foto: Fabio Matavelli DC)

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.