em

Ponta Grossa tem 15 mil eleitores com títulos cancelados

Peterson Strack
Suzy Darlle de Almeida deixou de justificar voto e teve de pagar uma multa ao fazer recadastramento

 

Pouco mais de 15 mil eleitores de Ponta Grossa estão com seus títulos cancelados, segundo números da Justiça Eleitoral. Quem deixou de votar e não justificou a ausência tem o título de eleitor cancelado automaticamente, devendo regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral.

Quem não tem seu título de eleitor em dia pode atualizá-lo no cadastramento biométrico que o Fórum Eleitoral de Ponta Grossa está fazendo. A Justiça Eleitoral informa que cada caso cancelamento de título é analisado separadamente, assim como situações em que há suspensão do documento. Atualmente são 3,3 mil títulos cancelados.

Quem deixou de votar e justificar em menos de três eleições pode fazer o recadastramento normalmente no Fórum Eleitoral, tendo que pagar uma multa de aproximadamente R$ 3. Foi o caso de Suzy Darlle de Almeida, que deixou de justificar em 2004. “Quando fui fazer o recadastramento fui informada que eu não tinha votado na eleição de 2004, no segundo turno, e aí tive que sair, pagar a multa, e voltar. Tirando esse contratempo, foi bastante rápido, até achei que seria mais demorado”, conta Suzy. A Justiça Eleitoral não tem preciso o número de pessoas que deixou de votar mas que não tiveram seus títulos cancelados.

O recadastramento eleitoral segue em Ponta Grossa até o dia 29 de janeiro, e todos os eleitores deve ir até o Fórum com os seguintes documentos: os seguintes documentos: identidade (ou outro documento com foto, como CNH ou passaporte), comprovante de residência (recente, podendo ser dos pais ou do cônjuge) e título de eleitor (opcional).

O cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores de Ponta Grossa. O eleitor que não tiver a documentação atualizada perderá o título de eleitor e não poderá votar nas eleições do ano que vem.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.