em

Ponta Grossa poderá perder três zonas eleitorais

A juíza eleitoral e diretora do Fórum Eleitoral de Ponta Grossa, Jurema Carolina da Silveira Gomes, usou a tribuna na Câmara dos Vereadores na sessão desta segunda-feira (29) para expor sobre a Portaria 372/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que disciplina sobre o rezoneamento das zonas eleitorais de todo o território nacional. Assinada pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, na semana passada,  a Portaria, que passa a vigorar em meados do próximo mês vai extinguir zonas eleitorais em todo o país. No Paraná mais de 100 zonas serão extintas. Ponta Grossa, por sua vez, perderá três de suas cinco zonas eleitorais.

 

Peterson Strack
Juíza Jurema Gomes usou a tribuna da Câmara dos Vereadores na sessão desta segunda-feira (29) para explicar sobre a situação e pedir mobilização do legislativo

 

A justificativa apresentada pelo TSE seria a necessidade de enxugar gastos. “No entanto, não fomos ouvidos neste processo. Além disso, estudos mostram que até o mês de maio apenas 20% das despesas orçadas para o ano relativas à Justiça Eleitoral foram executadas. E, estima-se que toda a mudança determinada por meio da Portaria deve impactar apenas 0,2% do orçamento do TSE”, argumenta a magistrada.

Leia mais na edição impressa do DC.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.