Menu
em

Ponta Grossa inicia luta na elite do handebol do PR

Cidade estreia neste sábado na Divisão Especial do Campeonato Paranaense; adversário do 1° jogo será a Unopar, de Londrina, em etapa que acontece em Umuarama


Arquivo DC
No ano passado, time do município ficou perto do acesso à Divisão A dos Jogos Abertos

 

Depois de ficar ausente da elite do handebol paranaense nas últimas temporadas, a equipe masculina do Ponta Grossa/Águia Sistemas começa neste sábado a caminhada no Campeonato Paranaense Adulto – Divisão Especial. Atual medalha de bronze na Divisão de Acesso do Estadual do ano passado, a agremiação local garantiu presença entre os dez melhores clubes de handebol no Paraná em 2013. E a primeira missão do time comandado por Antônio Carlos Francisco, o Tico, não será nada fácil: encarar a equipe da Unopar, de Londrina.

A estreia princesina será na 1ª etapa do Estadual, em Umuarama, no Ginásio Amário Vieira da Costa, a partir das 19h30. O adversário da primeira partida já foi campeão Brasileiro e Pan-Americano da modalidade, mas a ‘pedreira’ não assusta o técnico da equipe de Ponta Grossa. “Temos que enfrentar, encarar a dificuldade. Mais do que os resultados, precisamos ver qual será o comportamento deste time nestas situações”, avalia Tico. Além do duelo contra Londrina no sábado, os ponta-grossenses jogam no domingo, às 9 horas, contra Goioerê.

Com dez equipes da disputa, a Divisão Especial do Paranaense de Handebol é dividida em cinco etapas: as quatro primeiras – que vão de maio a setembro – valem pela fase de classificação, onde os times jogam entre si em turno único. Na etapa decisiva ficam os oito melhores classificados, que participam dos play-offs em jogo único (1° x 8°, 2° x 6°, 3° x 6° e 4° x 5°). Por outro lado, as duas últimas equipes na 1ª fase são rebaixadas à Divisão de Acesso em 2014. “Temos condições de avançar de fase, este é o nosso objetivo”, afirma Francisco.

Elenco

Ao contrário do adversário da estreia, o Ponta Grossa/Águia Sistemas é uma das equipes amadoras que jogam o torneio. Os atletas conciliam o trabalho e o estudo com as atividades do time, que treina três vezes por semana. “Estamos em um trabalho de reformulação da modalidade no município. Os meninos estão se superando e ganhando uma bagagem interessante, por isso é importante a gente estar na 1ª divisão do Paranaense”, explica o técnico, lembrando que apenas dois jogadores do time local tem mais de 23 anos.

Segundo Tico, o principal objetivo do grupo de 14 jogadores é recolocar Ponta Grossa na Divisão A dos Jogos Abertos do Paraná. “Ano passado perdemos a semifinal e a chance de subir [contra o Foz do Iguaçu] porque nosso time errou demais. Vamos para os Abertos deste ano com mais ritmo de jogo e queremos muito este acesso”, ressalta. O embarque da equipe princesina para o Estadual de Handebol será apenas na manhã de sábado, já que alguns atletas tem compromissos de trabalho até a noite de sexta-feira.

 

Paranaense de Handebol – Divisão Especial

Clubes Participantes

 

PG/Águia Sistemas

Campo Mourão

Unopar/Londrina

UEM/Maringá

Cambé Handebol

CHC/Cascavel

Goioerê

Corbélia

Sta. Izabel do Oeste

Antonina Handebol

 

Etapas

1ª – 11 e 12 de maio (Umuarama)

2ª – 27 e 28 de julho (Campo Mourão)

3ª – 07 e 08 de setembro (Goioerê)

4ª – 28 e 29 de setembro (S. Izabel do Oeste)

5ª – FINAIS (a definir)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile