em

Ponta Grossa gerou 1,3 mil empregos em 2018

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que a cidade de Ponta Grossa registrou saldo positivo de 1.393 empregos de janeiro a dezembro de 2018, um aumento de 34,2% em relação a 2017. O setor que mais empregou na cidade foi o de serviços com 1.140 vagas geradas no acumulado do ano, seguido pela indústria com 416 empregos e o comércio que atingiu 375 contratações.

Apesar do saldo positivo do ano, o município registrou mais demissões do que admissões em dezembro, totalizando um saldo negativo de 452 desligamentos de empregos formais, isso ocorre por conta das demissões dos empregos temporários de final de ano. Os setores da extrativa mineral, construção civil, administração pública e agropecuária também fecharam 2018 com saldo negativo de empregos.

O gerente da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, John Elvis Ramalho, avalia que os números revelam a significativa melhora e recuperação das empresas. “Vemos as constantes pesquisas de aumento de vendas em todos setores e isso reflete na empregabilidade, já que as marcas precisam contratar mais funcionários para atender a demanda de clientes”, explica. Ramalho ressalta que a expectativa é que esse ano os números aumentem ainda mais. “Acredito que em 2019 fecharemos com um crescimento ainda maior de vagas, temos a projeção de gerar mais contratos, mas é uma recuperação gradual e lenta em todo o país”, esclarece.

A prefeita em exercício, Elizabeth Schimidt, aponta que um dos fatores do saldo positivo de contratações é a dedicação por parte dos empresários em investir na cidade. “Importante destacar a perseverança empreendedora das empresas, pois são elas que movem a economia do município. Ponta Grossa prova seu valor e sua capacidade produtiva todos os dias. O saldo positivo de empregos que tivemos em 2018 é constatação disso”, comenta.

Paraná

Os números do Caged mostram o Paraná com um saldo positivo de 40.256 empregos no acumulado do ano. Os setores que mais empregaram foram o de serviços, comércio, construção civil e serviços da indústria de utilidade pública. E as áreas que tiveram saldo negativo foram a agropecuária, administração pública, indústria de transformação e extrativa mineral.

Brasil

Já os números gerais de todo o país, fecharam com saldo positivo de 529,5 mil empregos formais. Esse foi o primeiro resultado positivo desde 2014, quando houve geração de 420,6 mil empregos formais.

Números de empregos gerados em 2018

Setores

Ponta Grossa

Paraná

Extrativa mineral

-5

-81

Indústria de transformação

416

-323

Serviço industrial de utilidade pública

3

85

Construção civil

-430

2.301

Comércio

375

9.426

Serviços

1.140

30.258

Administração pública

-69

-205

Agropecuária

-37

-1.205

Fonte: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

Setor de alimentos foi um dos que mais contratou funcionários (foto: Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.