Menu
em

Ponta Grossa deverá ter 2,8 mil mesários

Voluntários para eleição deste ano já estão sendo convocados e passarão por treinamento antes de atuar nas mais de 200 seções eleitorais do município

Divulgação
Urnas e sistema biométrico serão testados em simulado neste fim de semana

Mais de 2 mil mesários devem trabalhar nas eleições municipais em Ponta Grossa neste ano. A Justiça Eleitoral já iniciou o processo de comunicação dos convocados para trabalhar no pleito, e nas próximas semanas deve iniciar o treinamento, que tem previsão de prosseguir até setembro.

Serão 707 seções eleitorais em Ponta Grossa, e em cada uma delas quatro pessoas deverão atuar durante as eleições. Cada convocado é comunicado pela Justiça, que também divulgará por meio de edital o nome dos chamados para atuar nas eleições deste ano.

Não podem ser nomeados os eleitores que possuam impedimentos, como os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, e o cônjuge; os membros de diretórios de partidos políticos devidamente registrados e cujos nomes tenham sido oficialmente publicados; as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo local e os que pertencerem ao serviço eleitoral.

De acordo com o Código Eleitoral, cabe às juntas eleitorais apurar, no prazo de dez dias, as eleições realizadas nas zonas eleitorais sob a sua jurisdição; resolver as impugnações e demais incidentes verificados durante os trabalhos da contagem e da apuração; expedir os boletins de urna e expedir diploma aos eleitos para cargos municipais. Nos municípios onde houver mais de uma junta eleitoral, a expedição dos diplomas será feita pela que for presidida pelo juiz eleitoral mais antigo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile