em

Ponta Grossa comemora título em dose dupla nos JOJUPs

A seleção de Ponta Grossa consagrou-se campeã geral do xadrez na Divisão A do 32º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), ao garantir os títulos nos torneios relâmpago, rápido e convencional.

Na disputa encerrada nesta quinta-feira (26.09), em Londrina, os ponta-grossenses enfrentaram, na rodada final, o elenco de Curitiba, ficando com o título masculino por equipes ao atingir 556,71 pontos, enquanto no feminino as princesinas asseguraram o 1º lugar por equipes ao vencer Piraí do Sul, chegando a 524,57 pontos.

A inédita conquista em dose dupla colocou Ponta Grossa em lugar de destaque da competição, ao liderar a disputa desde a primeira rodada, garantindo de forma invicta o 1º lugar no masculino e no feminino em uma mesma edição dos JOJUPS. “Esses títulos são resultados de todo trabalho que foi feito nos últimos anos: em 2018 a equipe feminina ficou em 4º lugar e o masculino em 2º, já em 2017 o masculino foi campeão e o feminino terminou na 2ª colocação, o que mostra que estamos conseguindo ficar entre os primeiros, porém, a equipe vai se renovando, ano a ano. Neste sentido, os torneios paralelos que tomamos como preparatórios aos Jogos da Juventude são muito importantes para a evolução da equipe, como são apenas oito times na Divisão A o torneio fica muito nivelado, então é preciso ter regularidade para chegar em 1º lugar, e nossa equipe soube se comportar muito bem, todo esforço que tiveram foi recompensado com o título”, declarou o professor Lucas Borges.

E ainda o selecionado princesino levou medalha de ouro por tabuleiro com Isis Carvalho, Hellen Monteiro, Gustavo Abilhoa e Leonardo Borges, além do bronze com Rômulo Mota e Anderson Silva. Com essas medalhas, Ponta Grossa encerrou sua participação com seis ouros, cinco pratas e seis bronzes.

O elenco masculino de Curitiba ficou com o vice-campeonato por equipes e no quadro geral de classificação, ao passo que o time feminino finalizou sua trajetória com o 3º lugar por equipes e na 4ª posição no quadro geral, resultado do trabalho contínuo realizado pelo professor Bolivar Gonzalez. “Curitiba mantém há vários anos uma tradição de estar no pódio, o que reforça o trabalho contínuo realizado no município, enquanto umas cidades oscilam e outras têm bons momentos em uma determinada temporada. Tudo que conquistamos aqui é uma recompensa pelo esforço que os atletas tiveram ao longo da competição e no decorrer do ano, dividindo seu tempo com outras responsabilidades. Estou muito contente por tudo que realizamos durante o torneio”, frisou Gonzalez.

A medalha de bronze por equipes no masculino e o 4º lugar no feminino colocou São José dos Pinhais na 3ª colocação geral do torneio com dobradinha no pódio. “É a consolidação do nosso trabalho, pelo quarto ano consecutivo o feminino figura entre os três primeiros colocados. O xadrez tem uma representatividade muito forte em São José dos Pinhais e os resultados conquistados nos Jogos da Juventude são apenas um reflexo disso”, salientou o treinador William Cruz.

Empatados até a última rodada com Ponta Grossa, Piraí do Sul manteve no feminino o vice-campeonato por equipes e no quadro geral. “Nos últimos anos tivemos ótimas colocações não só nos Jogos da Juventude, mais também nos Jogos Abertos. Essa é uma competição que esperamos o ano para participar, pois reúne a elite do esporte paranaense, estou muito feliz por tudo que conquistamos, é uma satisfação ver a evolução dos atletas a cada competição e os Jogos da Juventude reforçam o alto nível do xadrez no Estado”, expôs o professor Maurides Junior.

A Divisão A do 32º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com o apoio da cidade de Londrina.

Classificação geral xadrez feminino

1º Ponta Grossa, com 1.148.94 pontos.

2º Piraí do Sul, com 1.079,24 pontos.

3º São José dos Pinhais, com 874,94 pontos.

4º Curitiba, com 850,14 pontos.

5º Campo Mourão, com 738,82 pontos.

6º Paranavaí, com 609,71 pontos.

7º Londrina, com 471,84 pontos.

8º Siqueira Campos, com 299,41 pontos.

 

Classificação geral xadrez masculino

1º Ponta Grossa, com 1.158.27 pontos.

2º Curitiba, com 1.097,37 pontos.

3º São José dos Pinhais, com 990 pontos.

4º Foz do Iguaçu, com 843,06 pontos.

5º Piraí do Sul, com 683,83 pontos.

6º Campo Mourão, com 545,43 pontos.

7º Londrina, com 375,18 pontos.

8º Francisco Beltrão, com 365,08 pontos.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.