em

Política e Fraternidade é tema de roda de conversa

A Escola de Fé e Política da Diocese de Ponta Grossa, em conjunto com o Movimento dos Focolares, realiza uma roda de conversa sobre Política e Fraternidade, com o analista de informação Flávio Dal Pozzo, presidente nacional do Movimento Politico pela Unidade, um dos setores dos Focolares. A roda de conversa acontece a partir das 9h30, no Espaço Cultural Sant'Ana, e acontece dentro da programação prevista pela Escola de Fé e Política para este ano.

"Viver a política, cuidar da nossa educação política requer disponibilidade, esforço individual e coletivo, tempo e diálogo, muito diálogo. Esse ano eleitoral, oferece-nos o tempo propício para vivermos esses desafios. Colocando-nos como responsáveis pela gestação de uma prática política fraterna permanente, que ocupe espaços e estruturas institucionais e sociais, gestando e sustentando uma cultura impregnada pela fraternidade", escreveu Dal Pozzo em julho, no artigo 'A Crise política brasileira e pistas de saída' publicado na Revista Cidade Nova. O coordenador do Movimento Politico pela Unidade veio participar, em Curitiba, do Encontro sobre Democracia e Representação/ Impasses Contemporâneos, de 31 de julho a 3 de agosto, quando foi convidado a vir a Ponta Grossa.

O Encontro na Universidade Federal do Paraná foi promovido pela Associação Brasileira de Ciência Política, entidade que tem por objetivo o intercâmbio de ideias, o debate de problemas e a defesa dos interesses comuns. "Conversei com Oscar (Fürstenberger) paralelamente para trazê-lo a Ponta Grossa para um bate-papo e ele concordou prontamente. Assim, na reunião, eu fiz o convite e ele aceitou", conta Wagnilda Minasi, que também integra o Movimento Politico pela Unidade. O Movimento dos Focolares tem vários setores, chamados de 'Inundações', que busca levar o olhar do 'amor evangélico' a todos os setores da Humanidade. O Movimento Político pela Unidade é um deles, informa ela.

O presidente do Conselho Diocesano do Laicato, promotor da Escola de Fé e Política, Oscar Fürstenberger, ressalta que, dentro das diretrizes de atuação do Conselho, pretende-se avançar na atuação dos cristãos católicos leigos na sociedade. "O Movimento Político pela Unidade, do Movimento dos Focolares, já tem uma longa tradição no mundo da política. Sendo assim entendemos que seu presidente nacional pode contribuir para a formação do laicato diocesano, particularmente, nesse momento de acirramento das posições políticas e de risco para a democracia", enfatiza.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.