O deputado estadual Plauto Miró Guimarães (DEM) intermediou nesta segunda-feira (16), junto com o major Adilson, da Polícia Militar, uma reunião entre a Secretaria Estadual de Segurança (Sesp) e os representantes dos moradores do Bairro Santa Cândida, em Curitiba. Eles exigem providências das autoridades a respeito da situação que se instaurou nas redondezas da superintendência da Polícia Federal, com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Desde o cumprimento do mandado de prisão contra o ex-presidente no dia 7 de abril, muitos moradores vêm reclamando da presença dos manifestantes acampados na região. Eles afirmam que sofrem ameaças de alguns integrantes do MST, além da sujeira e da bagunça que impede o descanso de quem trabalha o dia inteiro. E também da dificuldade de entrar e sair das próprias casas.
Plauto se mostrou satisfeito com o resultado do encontro. “Recebemos a notícia de que um acordo está sendo fechado hoje e que haverá uma desocupação da área até amanhã. Esperamos que isso de fato ocorra”, afirmou.
Os moradores do bairro agradeceram a ajuda do deputado. “Eu entrei em contato com muita gente e todos se negaram a ajudar. Ele foi o único disposto a colaborar e logo no início da reunião já tivemos uma resposta muito boa”, contou um dos representantes que preferiu não ser identificado com receio de represálias.