em

Plano de Saneamento de PG recebe últimos ajustes

Audiência discutiu últimos detalhes de documento ajustado após polêmicas e que precisa ser atualizado até o fim do ano

Fabio Matavelli
Audiência debateu revisão final do Plano de Saneamento de Ponta Grossa

 

Uma audiência pública discutiu os últimos ajustes da nova versão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Ponta Grossa. A reunião ocorrida ontem, na Câmara de Vereadores, debateu o documento que começou a ser elaborado no ano passado e que foi tema de intensas discussões enquanto fora formulado.

Por imposição da legislação nacional, Ponta Grossa precisa atualizar seu Plano de Saneamento a cada quatro anos, prazo que se encerra em dezembro deste ano. “O plano precisa ser atualizado, e o o prazo vence em 90 dias. Esta audiência discute os ajustes propostos em outra audiência, realizada em 2016”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

No ano passado, uma audiência pública bastante turbulenta discutiu a primeira versão do novo Plano de Saneamento, que apontava dados questionáveis, como trechos idênticos a de planos feitos em outras cidades, antecipação de resultado de uma audiência pública que ainda não havia ocorrido, menções a outros municípios, além de outras informações que foram contestadas na época.

Barros admite que a primeira versão do Plano de Saneamento apresentava falhas, mas que foram devidamente corrigidas “Havia falhas. Fizemos uma revisão com base no que foi apontado naquela primeira audiência, a nova versão do Plano esteve por 30 dias para acesso à população. Foram apontadas algumas sugestões, novas falhas, que somadas às falas apresentadas nessa audiência de hoje (ontem), será feita a revisão final e enfim finalizado o documento”, explica o secretário, que também reconheceu que a segunda audiência pública sobre o plano foi bem mais tranquila que a primeira reunião sobre o tema. Após feita a revisão final do documento, o Plano Municipal de Saneamento Básico seguirá para análise e sanção do prefeito Marcelo Rangel (PPS).

Documento

Com o propósito de traçar metas, objetivos, diagnósticos do saneamento básico de Ponta Grossa nos próximos 30 anos o Plano de Saneamento aponta, entre outros itens, a meta de atingir 95% de coleta e tratamento de água para a população do município, atualizar os investimentos necessários para a cidade, além de ações de preservação e manutenção de mananciais na cidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.